Franca recebe pela 1ª vez evento internacional de produtores agrícolas

Fazenda Bom Jesus, produtora do Café Labareda, foi escolhida para servir de modelo para 60 representantes de 16 países

Um dos maiores eventos da agricultura mundial sustentável, o 5º Global Farmers Master Class, promovido pela multinacional holandesa bancária Rabobank, foi realizado pela primeira vez no Brasil nesta semana. E a Fazenda Bom Jesus, uma das produtoras do Café Labareda na região de Franca, foi a escolhida para representar o setor cafeeiro do país como modelo de produção sustentável.

Nesta quarta-feira, um grupo de 60 agricultores de 16 países, como Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Irlanda, Nova Zelândia, Países Baixos, Paraguai, Peru e Ucrânia esteve visitando a propriedade e conhecendo de perto o manejo de grãos. “É uma honra poder mostrar nosso trabalho para esse grupo seleto. Nos esforçamos muito para ser diferente para melhor. E tentamos suceder nossos pais no padrão de qualidade e excelência que aprendemos com eles”, di sse Gabriel Lancha Oliveira, diretor financeiro da Labareda Café.

O Global Farmers Master Class nasceu em 2014, idealizado para ser um evento de troca de experiências, divulgação de novas tecnologias e discussões sobre soluções inovadoras para alimentar o mundo e alavancar a segurança alimentar global. Ele acontece de forma bianual. Pela primeira vez, no Brasil, foi realizado em Piracicaba e em Campinas. Com atividades nas cidades de Franca, Holambra, Descalvado, Ribeirão Preto e Guariba, no Estado de São Paulo. Depois, o programa migrará para o Estado de Mato Grosso, onde ocorrerão eventos nos municípios de Cuiabá e Campo Verde. “Nos senti mos honrados pela escolha de representar o setor cafeeiro. Foi um prazer poder recebê-los e contar um pouco da nossa trajetória que agora se consolida com nossos filhos Lucas e Gabriel, à frente dos negócios”, disse a empresária Flávia Lancha, uma das proprietárias da Labareda.

Flávia foi responsável por iniciar a política de certificação das fazendas produtoras do Café Labareda ainda em 2005 e só deixou a diretoria da empresa em 2016, para se dedicar a projetos sociais, como o Instituto de Capacitação e Orientação Livre. “Hoje me emociono em ver meus filhos seguindo o mesmo caminho, dando continuidade ao nosso sonho”, disse.

O grupo passou a quarta-feira na fazenda, que fica em Cristais Paulista, pode conhecer todas as etapas de produção do café, esclarecer dúvidas sobre técnicas e manejo e ainda receberam orientações para o desenvolvimento da agricultura sustentável. “É uma satisfação muito grande poder receber pessoas tão relevantes para produção de alimentos em nível mundial. Pudemos trocar experiências e também aprendemos”, disse o diretor agroindustrial da Labareda, Lucas Lancha Oliveira, que acompanhou toda a visita.

Daniela Sampaio, coordenadora do Global Farmers no Brasil, disse que a razão do encontro e das visitas técnicas é construir uma discussão de alto nível sobre os desafios e oportunidades dentro da missão de implementar os meios para alimentar uma população mundial crescente. “Um momento ímpar para entrarmos em detalhes específicos de discussão de inovação, tecnologia, governança e modelos de negócios.”

Representantes recebem orientações sobre técnicas de manejo sustentável na Fazenda Bom Jesus, da Labareda Café

Um dos visitantes experimenta o café produzido pela Labareda durante a visita à Fazenda Bom Jesus

Lucas Lancha Oliveira (de branco e chapéu), diretor agroindustrial da Labareda, faz demonstração sobre os vários tipos de cafés produzidos

Flavia Lancha e Lucas Lancha Oliveira dão orientações aos representantes que participam do Global Farmers Master Class

Grupo com todos os representantes de mais de 15 países que conheceram a produção da Labareda Café

Gabriel Lancha Oliveira, diretor financeiro, Gabriel Mei Oliveira, um dos fundadores da Labareda Café, e Lucas Lancha Oliveira, diretor agroindustrial

Flavia Lancha, uma das fundadoras e ex-diretora da Labareda Café

 

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*