Franca Shopping recebe exposição sobre história da cidade

Entre 13 e 18 de setembro, público encontrará curiosidades e informações sobre o município, além de apresentação artística e exibição de objetos culturais e históricos; evento é aberto ao público
Franca, 6 de setembro de 2018 – Franca é conhecida como a capital nacional do calçado e do basquete. Para mostrar a história, as curiosidades, as conquistas e os destaques da cidade, a partir de 13 de setembro (quinta-feira), o Franca Shopping recebe a exposição Sertão do Capim Mimoso, que retrata as fases do centro urbano francano. O evento é gratuito e acontece até 18 de setembro (terça-feira).

A ação organizada pela  Escola Estadual Dr. João Marciano de Almeida, instituição mais antiga do município, objetiva relatar as boas lembranças que a cidade do interior de São Paulo oferece aos munícipes, além de estabelecer com os alunos do terceiro ano do ensino médio uma relação de causa e consequência com as informações pesquisadas no arquivo histórico de Franca e a oportunidade de expor temas relevantes para a sociedade.

“É a primeira vez que preparamos uma exposição tão significativa. Contamos com a colaboração dos alunos e professores, que são os protagonistas dessa ação. Eles buscaram todas as informações necessárias para a criação do projeto. Além disso, tivemos padrinhos e madrinhas que contribuíram para o desenvolvimento de cada eixo temático. Com certeza, as pessoas ficarão encantadas com a mostra”, diz Joyce Ferreira Nunes, idealizadora e organizadora da iniciativa.

Na exposição Sertão do Capim Mimoso, o público encontrará diversas apresentações sobre Franca, que estarão em vários pontos do centro de compras. Em frente à loja C&A, os visitantes poderão conferir os aspectos históricos da cidade; já a exposição Franca Antiga: fotos das ruas antes e atualmente estará em frente à loja Algar Telecom. A Academia Francana de Letras estará representada em frente à Livraria Saraiva; e próximo à loja Riachuelo o público encontrará a história da indústria calçadista de Franca.

Também haverá parte da mostra em frente à loja Centauro, com obras dos artistas francanos W. Veríssimo e Maria Goret Chagas. Ainda, o acervo de Sônia Menezes Pizzo, a reconhecida colunista Patrícia, estará à disposição para visitação próximo à Vivara. O Basquete Francano, por sua vez, terá sua história retratada na Praça dos Pássaros.

Erickson Eduardo Scarapicchia, superintendente do Franca Shopping, destaca que a mostra conta a história do municícpio de uma maneira ampla e rica em detalhes. “Fotos, demonstrações visuais, apresentação de objetos; o público terá acesso a um arquivo completo. Ficamos honrados em fazer parte desse projeto e poder contribuir com a educação e a história da cidade”, afirma.

A abertura oficial da exposição acontecerá em 13 de setembro, às 19h, no coreto do lago, no Franca Shopping. A professora responsável pelo projeto conta que, para retratar as antigas praças francanas, haverá carrinhos de pipoca. “Os alunos da Escola Estadual Dr. João Marciano de Almeida ainda estarão caracterizados com roupas das décadas de 30, 40 e 50 e representarão os seresteiros, com reprodução das canções Naquela Mesa, Asa Branca , Trem das Onze e Tiro ao Álvaro”, ressalta Joyce. “Além disso, a fanfarra da escola tocará o Hino de Franca. Esperamos por todos nesse dia especial.”

Nos outros dias, o horário de funcionamento da exposição Sertão do Capim Mimoso será das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, no domingo.
Serviço:

Exposição Sertão do Capim Mimoso

Data: 13 a 18 de setembro
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingo, das 14h às 20h
Local: Corredores do Franca Shopping, Praças do Lago e do Viveiro
Endereço: Avenida Rio Negro, 1.100 – Jd. Roselândia

Abertura Exposição
Data: 13 de setembro
Horário: quinta-feira, a partir das 19h
Local: Praça do Lago – Franca Shopping

 

Foto: Reprodução/Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*