/“Home office: para fazer economia” – por Claudia Matarazzo

“Home office: para fazer economia” – por Claudia Matarazzo

Muita gente tem administrado a crise trabalhando em casa e com isso consegue atenuar os efeitos desse momento incerto. Mas, para alcançar melhores resultados é importante tomar algumas providências

home office

Porém, para trabalhar em casa, é preciso ter o dobro de disciplina e organização. E o maior desafio é, não apenas cumprir as metas e executar um bom trabalho mas também desenvolver a carreira e continuar a projetar sua imagem profissional apesar da comodidade do lar.

Assim, ao tomar uma decisão como essa, prepare-se para:

1 – Adaptar seu espaço em casa- reserve um cômodo bom para você. Nada de usar durante o dia o closet do filho ou a sala de visitas. É preciso que seja um quarto preservado e, se morar em uma casa, entrada independente é o ideal.

2- Traçar limites claros – principalmente no que se refere ao comportamento de quem mora com você. Seja o companheiro/a, o cachorro, sua mãe ou a empregada.

3- Dividir muito bem o tempo: você não poderá contar com boys ou secretárias para organizar detalhes, portanto, seu dia tem que render o máximo.

4 – Não economizar com equipamento – além da sua bancada de trabalho é preciso ter também uma cadeira confortável e pelo menos duas para visitas. Além de uma estante ou móvel de arquivo para ter seu material sempre a mão.

5 – Providenciar uma boa cafeteira – e xícaras (de louça é melhor), uma bandeja, jarra com água e, se puder, até um mini frigobar em seu espaço. Evita que você “saia” para tomar água, ou dependa de alguém para servir eventuais visitas.

6 – Programe um ritual matinal – de café da manhã/ginástica/banho (ou o que for) e vista-se de maneira a ficar pronto/a par sair a rua.

7 – Evite: eternizar o momento do café ou da leitura dos jornais, ligar a TV e perder-se em um filme interessante. É o caminho mais rápido para perder tempo e atrapalhar sua agenda. Aliás, se você for telemaníaco, melhor passar longe do aparelho. E desligado. Determine um horário para ‘chegar ao escritório’, e procure segui-lo a risca.

8 – Atualize sua agenda: com todos os serviços de entregas e escritório possíveis; moto boys, taxis especiais, delivery, floriculturas, copiadoras e serviços gráficos em geral. E não hesite em usá-los para economizar o seu tempo.

9 – Locais Alternativos – se decidir que não irá abrir seu ‘escritório’ para as pessoas, pense em outros lugares para reuniões: bares de bons hotéis, clubes, etc. E também planeje bem esse gasto para não levar um susto no fim do mês.

Sem (muita) hora extra –  as pausas são importantes. Saiba a hora de parar.

 
Por Claudia Matarazzo
www.claudiamatarazzo.com.br
Foto: Ilustrativa/Divulgação