Hospital da Caridade ‘Dr. Ismael Alonso y Alonso’ é inaugurado em Franca

Em cerimônia realizada na manhã do último domingo, foi inaugurado no Recreio Campo Belo, região Norte da cidade, o Hospital da Caridade ‘Dr. Ismael Alonso y Alonso’, equipamento que era um sonho da comunidade do Instituto de Medicina do Além (IMA) há cerca de duas décadas. A sua construção foi possível  partir da contribuição de voluntários, empresas e diversos segmentos da comunidade. O complexo de assistência em saúde segundo o seu idealizador, o médium João Berbel, será atender sem restrições aqueles que mais precisam, aberto ao público e aos cuidados paliativos, com a reserva nessa fase inicial de 20 dos seus 60 leitos, para a Prefeitura de Franca oferecer amparo aos possíveis pacientes da Covid-19 (Novo Coronavírus).

O prefeito Gilson de Souza, o coordenador de Saúde, Luiz Carlos Vergara, mais os vereadores Carlinhos Petrópolis, Arroizinho, Nirley de Souza e Pastor Otávio, participaram do ato solene prestigiado também por todo o corpo de colaboradores, formado por 76 profissionais, a direção da instituição e muitos voluntários. As palavras predominantes durante o ato foram de gratidão a todos que direta ou indiretamente deram sua contribuição, desde o carroceiro que levou um saco de cimento ao empresário que teve uma maior participação. Berbel disse esperar, apesar da reserva de leitos negociada com a Prefeitura para garantir assistência a pacientes da Covid-19, que eles não sejam precisos ser usados.

O prefeito em seu pronunciamento lembrou a estreita relação com o idealizador do projeto, realçando seu idealismo e de todos aqueles que estão a frente dessa missão, que é oferecer amparo aqueles que mais necessitam. Também agradeceu o apoio da Câmara, nas pessoas doas 4 vereadores presentes, com quem conta para aprovação do projeto já elaborado e protocolado no legislativo. Por ele a Prefeitura fica autorizada a repassar em 3 parcelas, R$ 1,2 milhão ao IMA, além de outro valor adicional de R$ 300 mil, de locação de equipamentos. O vereador pastor Otávio, falando pelo Legislativo, disse que já havia uma aprovação prévia pela Comissão de Saúde (presidida pelo vereador Carlinhos Petrópolis), presente no evento e disse que se empenharia junto aos seus pares para que a apreciação ocorra em regime de urgência na sessão ordinária dessa terça-feira, 12.

Uma outra verba especial, de mais de R 1,2 mil, também estará na pauta, direcionada a Santa Casa de Misericórdia de Franca, onde a Prefeitura está contratando também 20 leitos destinados a pacientes contaminados pelo Covid-19 que ali forem assistidos.

Credenciamento SUS

Uma outra prioridade do prefeito, reforçada na ocasião, é com relação ao credenciamento do IMA junto ao SUS, tarefa já transferida para sua equipe da Secretaria de Saúde que junto com a administração da instituição, estão trabalhando na concretização dessa etapa. Após encerrados os pronunciamentos, em que todos de máscaras foram orientados a obedecerem um distanciamento seguro dentro do salão, os presentes foram convidados a conhecer as instalações do Hospital, a partir dessa segunda-feira aberto ao público. Dos 20 leitos de estabilização de pacientes providenciados pela Prefeitura para tratar Covid-19, 3 deles são equipados com respiradores.

 

Confira mais cliques por: Láisa Alves

 

Serviço:

Hospital da Caridade – Franca/SP
Endereço: rua Tarsila do Amaral, 550, Recreio Campo Belo
Telefone: (16) 3703-4411

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*