Joana D’Arc Felix é a nova palestrante magistral confirmada na Campus Party 2019

A pesquisadora, vencedora do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, está confirmada na edição nacional do evento, que ocorrerá entre 12 e 17 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo – (Foto: Reprodução/Divulgação)

A Campus Party Brasil, maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, acaba de confirmar mais um palestrante magistral para o evento. Joana D’Arc Feliz é uma das pesquisadoras brasileiras mais premiadas internacionalmente, com uma trajetória marcada por muita luta contra a miséria e o preconceito, e que hoje se dedica integralmente a ensinar jovens que, como ela, passam por dificuldades como as que ela enfrentou.
De família pobre de Franca, no interior de São Paulo, a professora de Química estudou em apostilas emprestadas e, muitas vezes, dormiu com fome quando morava em Campinas, onde fez graduação, doutorado e mestrado na Unicamp. De lá, partiu para os Estados Unidos, onde concluiu o pós-doutorado na Universidade de Harvard.

Ganhadora de mais de 70 prêmios internacionais na carreira, com destaque para o prêmio Kurt Politzer de Tecnologia de “Pesquisadora do Ano”, em 2014, Joana é, desde 2004, docente e pesquisadora na Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, em Franca, cidade do interior de São Paulo. Lá ela faz pesquisa de ponta com alunos do ensino médio e, sempre em parceria com os estudantes, já registrou 15 patentes nacionais e internacionais. Seus inventos são feitos a partir de resíduos de curtume, processo que transforma pele em couro.

Entre as suas inovações estão cimento ósseo para reconstituir fraturas; colágeno para o tratamento de osteoporose e osteoartrite; sapatos com antimicrobianos para combater micoses e rachaduras no pé; pele humana artificial para transplante utilizando sobras de pele suína; cinco fertilizantes; e até um sistema de filtragem de água aproveitando escamas de peixe.

Com cerca de mil horas de programação, a #CPBR12 também já tem confirmada a presença do brasileiro que trabalha na NASA, Ivair Gontijo. Diretamente ligado às missões de exploração à Marte, o físico mineiro participou dos projetos que levaram o veículo Curiosity ao planeta e é autor do livro A Caminho de Marte: A incrível jornada de um cientista brasileiro até a NASA. No evento, ele contará sua trajetória, que hoje tem papel importante na maior empresa de engenharia espacial do mundo.

“Estamos muito animados para essa décima segunda edição. No Expo Center Norte, teremos a possibilidade de ampliar a capacidade do evento e nossa expectativa é receber cerca de 12 mil campuseiros e mais de 120 mil pessoas na Open Campus – gratuita e aberta ao público. Para isso, já estamos planejando uma série de novidades que, certamente, irão de encontro ao interesse de públicos de todas as idades”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.

Confira abaixo outras novidades do evento

Arena
Os palcos da Arena serão divididos em: Coders & Makers, Games, Creativity, Feel the Future, STEAM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e LAB. Cada palco trará uma grade diversa de temas abrangendo cada um dos universos.

Campus Summit
Espaço destinado a reunir executivos, o Campus Summit abordará temas de Govtech, FinTech, SportTech. E-Health, Women in Tech e GreenTech. Além disso, promoverá a troca de informações e conhecimentos entre os participantes e os campuseiros.
Campus Job
Esse novo espaço será destinado a oferecer palestras e outras atividades com o objetivo de orientar a carreira não apenas de quem deseja empreender na área de inovação, mas principalmente, de quem quer se desenvolver e construir carreira em empresas do setor.

Hackathons
Além da parceria com o Capra Lab, para a realização Data4Good, um hackathon que busca contribuir com soluções para problemas sociais trabalhando com dados abertos, a Campus Party fechou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para a realização de um BIG Hackathon no qual os participantes serão desafiados a buscar soluções para problemas da cidade. “A expectativa é que todas as secretarias se envolvam no projeto”, explica Tonico.

Open Campus
A área aberta e gratuita funcionará das 10h às 20h a partir de quarta-feira, 13 de fevereiro. No sábado (16), ficará aberta das 10h às 16h. O espaço reunirá o Educação do Futuro, as áreas de empreendedorismo – Startup & Makers e Campus Future – o espaço Fazedores, a arena de Drones com workshops, campeonatos, batalhas e demonstrações do equipamento, além de diversas outras atrações que serão anunciadas até o evento.

Uma grande novidade do espaço será o Desafio Fórmula 1, um campeonato de minicarros de Fórmula 1, movidos a CO². O projeto é idealizado pela própria F1, visando estimular disciplinas de exatas nas escolas e aumentar o interesse de alunos entre 12 e 19 anos. A competição leva ao campeonato mundial da categoria, disputado na Europa. Os veículos utilizados são criados pelos próprios alunos participantes.

Camping
A área Camping agora contará com o Espaço Wellness, área voltada para o descanso e relaxamento dos campuseiros, que antes ficava na Arena. Entre as atividades, estão Yoga, massagem, relaxamento, futebol e outros jogos poliesportivos.

Lixo eletrônico
A parceria que começou em Salvador com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e arrecadou mais de 58 toneladas de equipamentos eletrônicos também ocorrerá em São Paulo. Um ônibus adaptado receberá e dará a destinação adequada aos equipamentos eletrônicos sem uso doados pela população.

Include
A Campus Party 2019 apresentará os resultados e próximos passos do Include, projeto promovido pelo Instituto Campus Party, que consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia. O objetivo é identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepará-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. O Include nasceu na primeira edição da Campus Party Bahia em outubro do ano passado (2017) e teve sua primeira unidade inaugurada em Canudos. Ainda esse ano, serão inaugurados mais 100 laboratórios em 11 estados brasileiros.

Lamec
A Campus Party 2019 também vai sediar, pela primeira vez, a nova edição do Lamec – Latin America Meetings & Events Conference, evento promovido pela MPI. O objetivo é atrair startups que tenham sinergia com o mercado de eventos.

Campuseiro Membership

Lançado no ano passado, o programa de fidelidade Campuseiro Membership segue vigente em 2019 e traz uma novidade. Quem aderir a esta modalidade de compra poderá usufruir de uma fila preferencial em todos os acessos da feira, além dos outros benefícios como desconto de R$115 na aquisição do ingresso para a Campus Party Brasil. Além disso, no ano de vigência do plano, o Campuseiro Membership terá direito a 50% de desconto no valor do ingresso das demais Campus Party realizadas no país e também ganha um ingresso gratuito para qualquer edição fora do Brasil.

Serviço:

Campus Party Brasil – 12ª edição
Arena: de 12 a 17 de fevereiro
Open Campus: de 13 de a 16 de fevereiro
Local: Expo Center Norte

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*