/Jovens são os que mais contratam consórcios do segmento de serviços

Jovens são os que mais contratam consórcios do segmento de serviços

Edna Honorato

Edna Honorato, diretora do Consórcio Luiza

Economizar é a palavra de ordem nesse momento. Por isso, saber como investir o dinheiro da melhor forma possível será, com certeza, o diferencial entre alcançar, ou não, um objetivo. O consórcio surge, nesse sentido, como excelente alternativa para planejar a realização de conquistas. E quem melhor percebeu isso foram os jovens entre 18 e 25 anos. No Consórcio Luiza, empresa do grupo Magazine Luiza, nessa faixa etária o crescimento foi de 19,23% de janeiro até junho de 2016, comparando-se com o mesmo período de 2015. Na empresa, o segmento mais procurado por esse público foi o de serviços, com aumento de 67,24%, seguido do de eletro, com 62,59% maior do que em 2015.

O segmento de automóvel também teve um crescimento considerável nessa faixa etária, com 39,31% mais clientes em 2016 do que no ano passado. O setor de imóveis cresceu 29,72%. Para Edna Honorato, diretora do Consórcio Luiza, essa tendência observada no 1º semestre demostra o perfil de consumo cada vez mais sustentável e planejado na juventude. “São pessoas que se preparam para pagar a faculdade, ter seu primeiro carro, primeira moto ou comprar uma casa de forma responsável, pagando parcelas menores e dentro de seus orçamentos, sem comprometer a renda além do que é possível”, explica.

O segmento de serviços, o que mais cresceu na faixa etária que inclui os jovens entre 18 e 25 anos, contempla a realização de diversas ações, e o crédito, após liberado, pode ser utilizado para viagens, curso de graduação, pós, MBA, técnicos e de idiomas, tratamentos odontológicos, estéticos e oftalmológicos, festas de casamentos, aniversários, bodas e formaturas, blindagem de carros, perfuração de poços artesianos, entre outros serviços. As cartas de crédito variam de R$ 6 mil a R$ 15 mil.

Como funciona o consórcio

O sistema de consórcios é uma modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas. O cliente, após ser contemplado, tem liberdade para escolher o bem ou o serviço dentro do segmento contratado, com a vantagem de poder negociar o valor à vista.

As contemplações podem ser por sorteios mensais, nos quais participam todos os clientes em dia com suas parcelas, de forma igualitária, ou por lance. Este último é uma espécie de leilão, em que o cliente oferta o valor que quiser. A contemplação é para o maior lance entre todos os ofertados.

Para o pagamento do lance existem várias modalidades no Consórcio Luiza: utilização de recursos próprios, abatendo parte do lance do próprio crédito contratado, ou usando o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), no caso do consórcio de imóveis. Estas opções podem reduzir o valor de parcelas ou o prazo do consórcio contratado.
 

Foto: Reprodução/Divulgação