/Magalu é a ação mais rentável do mundo, segundo o BCG

Magalu é a ação mais rentável do mundo, segundo o BCG

Varejista se destacou em levantamento de retornos do BCG — (Foto: Reprodução)

Varejista brasileira apresentou um retorno médio ao acionista de 226% nos últimos cinco anos

A companhia que mais gera retorno aos acionistas no mundo todo é a Magazine Luiza, de acordo com levantamento do Boston Consulting Group. Conforme o “The 2021 Value Creators”, a varejista brasileira gerou um TSR (total shareholder return) de 226% por ano, em média, de 2016 a 2020. Na pesquisa, foram avaliadas 2.400 ações.

No segmento de varejo, a canadense Shopify vem logo atrás, com um retorno médio anual de 113%, e a americana Amazon aparece em décimo lugar entre varejistas, com retorno médio anual de 37%.

As gigantes nacionais mais conhecidas no mundo também apareceram no estudo. Entre as 200 maiores empresas com capitalização de mercado mínima de US$ 68 bilhões, as large caps, figuram a Vale, a 9ª maior, com um retorno de 51% aos seus acionistas, e a Petrobras, na 24ª posição, como a única companhia da indústria de petróleo no top 50, que rendeu uma média anual de mais de 35%.

O relatório comemora o desempenho das ações analisadas em meio a pandemia, com um retorno médio de mais de 10,3% — 9,6% a mais do que um ano atrás. As paralisações em todo o mundo parecem não ter afetado o desempenho do mercado de capitais globais, diz o documento do BCG. Claro, alguns setores tiveram vantagem.

“Mesmo com o mundo sofrendo com o impacto da Covid-19, o forte desempenho do mercado de capitais, que caracterizou a maior parte da década anterior, continuou em 2020”, afirma o levantamento. “Companhias dos setores de tecnologia, energia renovável, meio ambiente e produtos farmacêuticos aceleraram seu TSR à medida em que se beneficiaram do foco de longo prazo dos investidores.”

O segmento de tech impressionou mais. As empresas de tecnologia analisadas, que representam mais de 20% da capitalização do mercado global, entregaram TSRs de mais de 50 % na média. Para comparação, em 2020 o S&P 1200 teve um retorno de 29%.

Fonte/Crédito: Por Manuela Tecchio (https://pipelinevalor.globo.com/)