/Metas de Réveillon – por Jean Dunkl, da CPD Consultoria Empresarial

Metas de Réveillon – por Jean Dunkl, da CPD Consultoria Empresarial

Jean Dunkl, especialista em gestão estratégica de negócios e sócio-fundador da CPD Consultoria Empresarial – (Foto: Divulgação)

A contagem regressiva para 2020 já começou. Daqui a menos de 10 dias entra em cena um Ano Novo cheio de sonhos e esperança. Em meio à correria das férias, compra de presentes e viagens, muitas pessoas e empresas se preparam para novas realizações no calendário que se inicia. Mas o que é preciso fazer para as metas não ficarem só no papel ou simplesmente na lembrança da noite de Réveillon? “Para tudo em nossa vida precisamos de um planejamento e, de modo geral, planejar é algo simples, basta entendermos bem onde estamos, definir onde queremos chegar, em quanto tempo e como vamos fazer para que o objetivo seja alcançado”, explica Jean Dunkl, especialista em gestão estratégica de negócios e sócio-fundador da CPD Consultoria Empresarial.

LISTA DAS 5 COISAS

O ponto de partida para fazer um planejamento estratégico é parar e realmente refletir. “O ideal é começar com três listas citando: quais são as 5 coisas que fiz esse ano e gostaria e deveria fazer no ano que vem; quais são as 5 coisas que eu não fiz e deveria ter feito e as 5 coisas que fiz e preciso abolir da minha rotina. Esse olhar atento das minhas atitudes serve para mostrar tudo de bom que trago para o Ano Novo e também para me ensinar, através dos erros que cometi”, explica Jean.

DISCIPLINA E DETERMINAÇÃO

A metodologia do planejamento pode ser aplicada em qualquer momento da vida, pelas pessoas e empresas que tenham algum objetivo. Uma regrinha importante: a meta deve ser atingível e pode ser dividida em várias etapas. Mas qual o segredo para não desistir do sonho no meio do caminho? “As palavras-chave são determinação, que faz a gente se manter alinhado com o nosso objetivo, que a gente não se enfraqueça, e disciplina, porque tão importante quando planejar é executar. Posso ter uma meta bem definida, mas se eu não fizer nada no dia a dia, sem ação o planejamento não acontece. Brinco que são duas ações: o planejamento e o ‘fazejamento’”, diz Jean.