Páscoa sem dívidas com oito dicas: confira!

Especialistas do Senac Franca indicam como aproveitar a festividade sem extrapolar o orçamento – (Foto: Reprodução/Ilustrativa)

Abril é o mês da Páscoa, período que, entre outros aspectos, nos remete a chocolates (em sua ampla variedade) e saborosas bacalhoadas. Por isso, também é uma data que requer atenção para não exagerar nos gastos e acumular dívidas que não estavam programadas. A palavra-chave é planejamento. Marcelo Barros e Marina Latuf, especialistas da área de gestão e negócios do Senac Franca, ressaltam que, com tudo projetado, é possível aproveitar o momento com tranquilidade, extraindo ao máximo a alegria da festividade.

Em diversas ocasiões, na correria do dia a dia, é comum esquecer das pesquisas de preços para encontrar o mais barato e acessível ao orçamento, o que pode ser um erro, conforme alertam os profissionais do Senac. “Além disso, na Páscoa, para agradar alguém especial, acabamos comprando Ovos caros sem medir esforços ou pensar que podemos agradar amigos e familiares de outras formas, que não pesam no orçamento”, diz Marcelo.

Então, para auxiliar no planejamento desta Páscoa, os especialistas listaram algumas dicas:

1. Pesquise e escolha a melhor opção
Não se deixe encantar por embalagens chamativas, Ovos recheados de brinquedos ou surpresas. Geralmente, esses produtos são os mais caros. Também procure comparar diversas marcas, tamanhos e pesos. Não compre no primeiro impulso, visite diversos estabelecimentos, procure por ofertas e escolha pelo sabor que mais agrada quem receberá a lembrança – e não pelo tamanho da embalagem.

2. Adapte a compra ao seu orçamento
A Páscoa é um momento propício para dívidas, tanto por querer agradar amigos e familiares quanto pelos almoços fartos. Então, tenha cautela e evite usar o cartão de crédito. Estabeleça um valor máximo para a data e mantenha seus gastos sob controle. Caso necessário, monte uma tabela financeira para o acompanhamento da pesquisa de preços. Evite sempre fazer suas compras de última hora, pois comprar na pressa pode render uma dívida desnecessária e transformar a doçura da Páscoa em uma amarga conta extra.

3. Seja criativo
Se você é apaixonado por chocolate e não vê a hora da Páscoa chegar, valorize ainda mais este momento. Em vez de pagar muito caro em um Ovo de Páscoa, que tal comprar algumas barras de chocolate, alguns bombons e montar uma cesta? Personalizar o presente é ainda mais especial.

4. Faça você mesmo
Uma outra sugestão é reunir a família e os amigos e comprar os materiais necessários para produzir seus próprios Ovos de Páscoa, transformando a data em uma experiência inesquecível. Você ainda fortalece vínculos, se diverte, reduz gastos e inventa sabores.

5. Sobremesa de chocolate
Tradicionalmente, as famílias se reúnem no almoço de Páscoa. Então, que tal trocar os ovos por uma bela sobremesa com chocolate nesse dia? É uma boa opção para agradar a visita e deixar todos satisfeitos. Sem contar que a barra de chocolate geralmente é mais barata e, em alguns casos, rende mais. O bolso agradece!

6. Proporcione novas experiências
Mais do que presentear com ovos de chocolate, a Páscoa fomenta um espírito de união, renascimento e confraternização. Assim, ambientar a casa com desenhos de coelho e suas pegadas, bem como pintar ovos de galinha e tornar o local um convite para uma reunião de alegria e aconchego faz a data ser ainda mais legal.

7. Brincadeiras com as crianças
Para substituir o tradicional Ovo de Páscoa, uma opção é fazer uma gincana com as crianças e, ao final de cada brincadeira, presenteá-las com bombons. Outra possibilidade é fazer uma “caça ao tesouro” com chocolates e brinquedos ligados ao momento (como pelúcias de coelho), que reduzem o custo e deixam a garotada feliz.

8. Não tenha pressa
Geralmente, na semana após a Páscoa, os estabelecimentos vendem os ovos mais baratos. Corre-se o risco de não encontrar o seu favorito, porém é uma dica para não estourar o orçamento. Se você não se importar em aguardar, é uma boa escolha!

Serviço:

Senac Franca
Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/SP
Informações: www.sp.senac.br/franca

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*