Pesquisa revela que 40,3% dos consumidores aproveitarão Black Friday para antecipar compras de Natal

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Dados do Instituto de Economia Acif revelam ainda que 45,5% destes efetuarão pagamento à vista – (Foto: Ilustrativa/Divulgação)

Em pesquisa de intenção de compra realizada pelo Instituto de Economia Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), 40,3% dos consumidores entrevistados afirmaram que aproveitarão as promoções da Black Friday a fim de anteciparem suas compras de Natal. Desses, 45,4% afirmaram que efetuarão pagamentos em dinheiro, enquanto 32,3% optarão pelo cartão de crédito em compras sem juros. A pesquisa foi realizada em corredores comerciais de Franca, entre os dias 13 e 21 de novembro.

Uma das principais datas do comércio varejista americano, a sexta-feira de grandes promoções tem ganhado adeptos no Brasil desde 2010, ano em que teve início no país. Neste ano, acontecerá em 24/11.

“A pesquisa é uma prévia do ambiente de compras que deve se instaurar até o Natal e desenha um cenário positivo, influenciado pela retomada econômica esperada para 2018”, afirma o economista da Acif, Adnan Jebailey.

De acordo com a coordenadora do setor de Desenvolvimento Empresarial da Acif, Danila Sartório, a Black Friday é uma oportunidade de bom negócio não apenas para o consumidor, mas também para o comerciante e deve ser aproveitada de forma estratégica. “A estratégia para formular as promoções não deve se ater aos ‘super descontos’. No momento de definir as ofertas, o lojista deve pensar em suas necessidades: girar o estoque, trazer consumidores para dentro da loja, promover uma marca junto ao público, enfim. O que a empresa quer e precisa deve ser o foco de definição das promoções”, afirma. Ter certeza de que o estoque do produto oferecido atenderá a demanda e avisar ao cliente de que a promoção é válida enquanto este estoque durar é fundamental para que o público não se sinta enganado, afirma Danila. “Também é preciso pensar no aumento do fluxo de vendas e se organizar para cumprir entregas e garantias divulgadas. Assim como o bom atendimento pode gerar repercussão, equívocos podem manchar a reputação de sua empresa”, conclui.

Quanto ao consumidor, este deve tomar alguns cuidados para aproveitar as promoções sem ser iludido ou comprometer o próprio orçamento.

“A primeira dica é não comprar por impulso. O ideal é que o consumidor faça um acompanhamento prévio do preço do produto desejado a fim de comparação. Utilizar sites de busca para pesquisa de preços, mesmo para compras em lojas físicas, pode ajudar a evitar fraudes”.

De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), neste ano, as vendas da Black Friday via comércio eletrônico brasileiro devem crescer 15% em relação ao ano passado. Já para o comércio como um todo ― físico e online ― a expectativa é de aumento entre 3% e 5% no período da Black Friday, no País.

 

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