Prefeitura de Franca reforça fiscalização e pede ajuda a população

A Prefeitura de Franca reforçou a fiscalização e registrou um final de semana dos mais atípicos com suas equipes nas ruas interrompendo jogos de futebol, aglomerações de pessoas em vias públicas e bares, pancadão e até mesmo uma festa de casamento. Tudo isso para atender as dezenas de reclamações e denúncias feitas por moradores, com o intuito de reduzir os riscos da disseminação do novo cononavírus que está aumentando na cidade e deixando os hospitais locais com sua capacidade no limite máximo.

Esse trabalho de fiscalização no final de semana foi integrado. Envolveu equipes de fiscais da Vigilância Sanitária com os apoios da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Somente no sábado 15 partidas de futebol foram interrompidas em diversas praças de esportes, públicas e particulares e os responsáveis identificados para responder a processos administrativos. Também na mesma data a Vigilância reforçou as suas equipes fez autuações em seis festas, inclusive um casamento onde estavam mais de 100 pessoas.

Nesses casos, os terceiros responsáveis pela locação dos espaços também poderão ser responsabilizados. Eles tiveram suas identificações e responderão a processos no âmbito da Secretaria da Saúde que poderão resultar na aplicação de multas e outras sansões. Ainda nessas operações conjuntas, com o suporte da Polícia Militar e Guarda Civl, foram lavradas 23 notificações em bares, lojas e outros tipos de comércios que foram flagrados com atividades em desacordo com o Decreto Municipal que estabelece um protocolo básico de distanciamento social, não aglomerações e uso obrigatório de máscara.

É preciso de conscientização

Tanto os fiscais quanto os coordenadores das equipes, bem como os homens da segurança que ofereceram apoio nessas diligências, foram unânimes em afirmar que é preciso mais responsabilidade das pessoas, conscientização, pois muitos não estão levando o problema com a seriedade que ele tem. ‘Enquanto existia gente entubada no PSM esperando vagas em UTI, em campos de futebol e alguns setores da cidade grupos de pessoas se reuniam como se nada estivesse acontecendo’, comentou um dos membros da equipe que trabalhou na fiscalização do final de semana.

A Guarda Civil, através dos telefones 3724-1033 e 153 recebeu mais de 20 chamadas, com pessoas relatando desrespeito as orientações de distanciamento e pedindo providências, especialmente no sábado em campos de futebol. A Prefeitura vai manter esse esforço de fiscalização, porém tem consciência de que sem o engajamento, a ajuda e colaboração dos moradores a tarefa de enfrentar o vírus fica muito mais difícil.

Por isso o apelo é enfático: mantenha o isolamento, saia de casa somente para o necessário, aumente as medidas de higiene, use máscaras e não frequente ambientes com aglomerações. No domingo  à noite, também foi necessária outra intervenção da Guarda Civil  em um chamado ‘pancadão’, com música  alta no Jardim Adelina, resultando na autuação dos responsáveis que responderão perante a justiça.

Foto: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*