Prevenção! Carreta Mulheres de Peito está em Franca

A Carreta Mulheres de Peito, programa do Governo Estadual de prevenção ao câncer de mama, destinado para mulheres a partir de 40 anos, está em Franca. O veículo e toda a estrutura envolvendo médicos e corpo de enfermagem estão atendendo no pátio do Pronto-Socorro Municipal ‘Dr. Álvaro Azzuz’, na Vila Imperador.

Essa estrutura permanecerá na cidade até o dia 29 e aquelas mulheres acima de 50 anos não precisarão de encaminhamento médico. As demais devem solicitar o agendamento por meio da rede de 19 Unidades Básicas de Saúde, cujos responsáveis estão sendo orientados a respeito. O secretário municipal de Saúde, José Conrado Dias Netto, lembrou que será uma oportunidade importante para todas as mulheres realizarem gratuitamente o exame e se prevenirem contra o câncer de mama.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Criado pela Secretaria de Estado de São Paulo o Programa Mulheres de Peito, tem como objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico. A estrutura da Carreta com equipamentos e profissionais aptos a realização dos exames tem percorrido o Interior e Litoral, buscando facilitar o atendimento da população alvo.

 

Foto/Ilustrativa: Edson Lopes Jr

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*