Projeto “Brincando com os Alimentos” com crianças da Apae

Apae 01
Saber qual alimento é saudável e que traz benefícios para a saúde. Esse é um dos principais objetivos dos profissionais da Apae quando ensinam educação alimentar para os alunos. E para fazer isso a nutricionista Camila Marques e a terapeuta ocupacional Amanda Figueiredo usam da criatividade para chamar a atenção e despertar o interesse dos alunos.

O projeto “Brincando com os Alimentos” utiliza figuras e jogos como uma espécie de bingo para fazer com que eles falem e identifiquem aqueles alimentos que fazem ou não bem a saúde.

Apae 02

“Nós montamos duas casinhas, uma verde e outra laranja. As crianças precisam jogar um dado que contem as duas cores. A casinha verde são alimentos saudáveis e a laranja alimentos que não trazem benefícios para saúde. Dependendo da cor que sai no dado eles precisam pegar um alimento que está na cesta e colocar na casa correspondente. Eles precisam falar o alimento que tiraram e em qual casa pertence. É uma forma lúdica de fazê-los memorizar o alimento e ensina-los qual faz bem à saúde”, disse Amanda.

Apae 03

Outra brincadeira que utiliza os vários sentidos é a caixa de alimentos. O aluno tem os olhos vendados e precisa retirar um alimento da caixa e falar qual a textura, cheiro e formato. “Nós vamos dando dicas, como falar se pode ou não ser utilizado no preparo de saladas, se possui vitamina, etc, até a criança acertar”, disse a nutricionista Camila.

Até um bingo é feito para trabalhar a memorização dos alimentos.

Segundo a terapeuta, a maioria dessas crianças tem algum tipo de deficiência intelectual, mas isso não é obstáculo para que elas aprendam. “É uma forma delas aprenderem a se alimentar melhor e assim ter uma melhor qualidade de vida”, finalizou Amanda Figueiredo.

 

 

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*