Projeto Roda Livro fomenta leitura e recebe doações no Franca Shopping

Em ação desde 2015, iniciativa realiza o empréstimo de obras literárias para toda a população por meio de uma Geladeiroteca

Já foram mais de 10 mil livros emprestados pelo projeto Roda Livro desde o início em 2015. A ação impacta todas as idades e segue com sucesso no Franca Shopping, um dos pontos de realização, conforme avaliam as idealizadoras, Rita Moscardini e Elaise Mello Barbosa. São três anos de incentivo à leitura por meio de uma Geladeiroteca que fica no centro de compras e permite que qualquer pessoa pegue o livro que preferir e aproveite a viagem literária.

Livros, revistas e gibis estão à disposição da comunidade, e o abastecimento também conta com a contribuição de todos. “O conceito é que as pessoas abram a geladeira, levem para casa, leiam e, depois, devolvam a obra no local, para que outro interessado possa apreciar. Doações são muto bem-vindas, sempre”, explica Rita.

O tempo de permanência com a obra e a devolução ficam por conta da avaliação dos participantes, instigando o exercício da cidadania e da educação. “As pessoas já se adequaram a esse perfil de pegar um livro e devolver. É gratificante ver o projeto acontecer como previsto”, conta Elaise.

Erickson Eduardo Scarapicchia, superintendente do Franca Shopping, destaca que a ação tem total apoio do empreendimento, que acredita no poder da leitura na formação cidadã e crítica. “Buscamos sempre contribuir com doações, pois acreditamos na cultura e na educação como pontes de uma sociedade cada vez mais forte e bem direcionada”, diz.

A Livraria Saraiva é outra parceira do projeto e também faz doações de livros com frequência, por meio do apoio de editoras. “Para julho, temos 13 obras novinhas para serem disponibilizadas na geladeira. Os títulos são: Amor Verdadeiro, de Davi Botelho Vasconcelos; A Mulher Entre Nós, de Greer Hendricks e Sarah Pekkanen; e O Sol na Cabeça, de Geovani Martins”, ressalta Rodrigo Antonelli, Gerente da Saraiva Franca.

Neste período de férias, a Geladeiroteca é mais uma programação para crianças, jovens e adultos, que podem viajar no universo literário. “É interessante ver que a rotatividade dos livros infantis é alta. Por isso, doações de obras voltadas para essa faixa etária são importantes”, afirma o superintendente do Franca Shopping.

Então, que tal aproveitar o mês de julho para verificar os livros encostados na estante e fazer uma doação para o projeto? Também é um momento oportuno para retirar uma obra literária emprestada e curtir horas de conhecimento e cultura. A Geladeiroteca está localizada em frente às Lojas Americanas.

Serviço:

Roda Livro – Geladeiroteca
Local: Em frente às Lojas Americanas- Franca Shopping
Gratuito

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*