/Pronto-Socorro recebe novo tanque para ampliação de capacidade de oxigênio

Pronto-Socorro recebe novo tanque para ampliação de capacidade de oxigênio

  • (Fotos: Divulgação)

Como parte das medidas que vem sendo adotadas pelo programa “Todos Contra a Covid” e a falta de oxigênio para a população em Manaus, o prefeito Alexandre Ferreira determinou a compra emergencial de oxigênio para o Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, visando garantir o atendimento aos pacientes da rede pública de saúde.

O tanque com capacidade de 5.400 metros cúbicos de oxigênio líquido foi instalado ontem, quarta-feira, 22, na unidade e vai garantir o consumo no Pronto-Socorro, que se tornou referência municipal no atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, o Pronto-Socorro tem registrado uma média de 800 a 1 mil pacientes por dia. A unidade conta com 26 leitos de enfermaria e 8 leitos tipo UTI, com respiradores, sendo estes responsáveis por um maior consumo de oxigênio, o que totaliza 34 leitos de uso constante e ininterrupto de oxigênio. Esta alta demanda fez com que o consumo do produto fosse triplicado num curto intervalo de tempo, chegando a 180m³ de consumo, em 24 horas.

Outras questões como a recorrente dificuldade em regular os pacientes para as UTIs dos hospitais de Franca e região, por falta de vagas, ocasionando maior permanência de internações dos pacientes na unidade e o aumento no consumo, além do município não correr o risco de desabastecimento do produto foram decisivas para a determinação do prefeito.

“Tudo o que nós podemos e tudo o que é possível, nós estamos fazendo para garantir o atendimento da população. Mas chega num ponto que vai entrar em colapso, se não tomarmos uma medida mais drástica. Franca é a cidade do Estado com maior índice de transmissão da doença. Isso é muito sério e nos preocupa muito”, alertou o prefeito.