Ribeirão Preto é a primeira cidade do país a ter plataforma digital para mapear Covid-19

Ferramenta online, desenvolvida de forma voluntária por grupo corporativo, aponta em tempo real casos confirmados do novo Coronavírus, além de taxa de letalidade e gráficos com a ocupação de leitos nos hospitais da cidade. A plataforma foi aprovada e integrada à rede de dados oficiais da Secretaria Municipal da Saúde da cidade

Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, inovou na criação de solução tecnológica para monitorar a situação do novo Coronavírus (Covid-19). Trata-se da plataforma digital LeitosCovid.org que passa, a partir de agora, ser a base oficial de divulgação dos números de casos da doença confirmados na cidade e dos leitos de UTI Covid ocupados e não ocupados. O sistema, desenvolvido de forma voluntária, pela Nave – base de inovação do grupo formado pelas empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, foi apresentado oficialmente na última quinta-feira (23), em videoconferência, promovida pela Prefeitura Municipal com a participação do prefeito Duarte Nogueira; do secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, e representantes dos hospitais participantes.

Ao todo 11 hospitais (públicos e privados) aderiram à ferramenta, o que facilitou o rastreamento automático e em tempo real. A nova plataforma digital traça um panorama da doença e registra casos confirmados, como números de mortes, leitos ocupados e disponíveis, utilização de respiradores, panorama das UTIs e enfermarias, análise por regiões, bem como comparativo de gráficos, entre outros dados.

Para o prefeito Duarte Nogueira, durante esta pandemia foi gratificante encontrar pessoas e empresas dispostas a se engajarem de forma responsável e colaborativa visando o interesse coletivo. “A plataforma é aberta para quem precisar fazer uso dela, compartilhando com transparência informações sobre a ocupação real de leitos de hospitais públicos e privados da cidade, para facilitar a regulação e a localização de onde está havendo maior demanda, portanto, mais segurança, uma ferramenta de gestão em saúde para a cidade”, explicou o prefeito.

O Secretário da Saúde de Ribeiro Preto, Sandro Scarpelini, destacou que a ferramenta vai colaborar para o acompanhamento dos dados de Covid na cidade e na tomada de medidas, principalmente neste momento em que a equipe de saúde está defasada com 1.200 profissionais afastados, de um montante de 3 mil funcionários públicos. Segundo Scarpelini, o sistema ficou confiável e traz mais transparência para auxiliar nas decisões necessárias, por parte do poder público.

Ele esclareceu que, até então, a Secretaria de Saúde contava apenas com informações estáticas e coletadas dos hospitais nas últimas 24 horas e sinalizou o fator prático e a agilidade do site que integra os dados remotamente, sem depender da ação humana na digitalização dos dados. “Todos os sistemas do Governo existentes dependem de um profissional para digitar as informações. Nesta plataforma, não há essa necessidade, pois os dados vêm direto dos hospitais parceiros. Quem trabalha no CTI de um hospital, sabe que, está sendo possível deslocar um profissional para lidar com informações burocráticas”.

LeitosCovid.org

A plataforma foi criada com base nos preceitos da metodologia “Open source”, termo em inglês que significa código aberto e está disponível para qualquer desenvolvedor e município, que tenha interesse no uso da ferramenta. Além de criar o site e oferecer este novo serviço a Ribeirão Preto, sem nenhum interesse comercial, o grupo forneceu todo o suporte tecnológico e de investimentos.

Segundo o head de inovação do grupo de construtoras Bild e Vitta, Kim Morise, o desenvolvimento do projeto só foi possível por conta do apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Ribeirão Preto em parceria com os hospitais públicos e privados.   “A proposta foi desenvolver um sistema simples, de modo a facilitar a transmissão da informação dos hospitais”, disse.

Durante a videoconferência, Morise, explicou que os profissionais envolvidos na criação da plataforma discutiram as necessidades expostas pela Secretaria Municipal da Saúde e rapidamente formaram uma equipe de 10 integrantes para construir um sistema capaz de compilar todas essas informações. “A operação foi feita com a parceria dos hospitais públicos e privados, para ter esse resultado hoje, não somente da vacância dos leitos, mas também informações de índices. O município está bem estruturado com essa tecnologia”, informou.

Desenvolvida inicialmente para Ribeirão Preto, a nova plataforma  digital é aberta à toda população e de fácil acesso para internautas.  Outros municípios interessados podem implantá-lo para gerenciar a pandemia. Para saber mais, acesse: https://leitoscovid.org/

Sobre a Bild Desenvolvimento Imobiliário

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. É uma empresa com mais de 12 anos de atuação nas cidades de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Franca. Possui uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, totalizando mais de 6.400 unidades lançadas e 3.500 clientes: são 43 empreendimentos lançados, destes 23 já foram entregues (incluindo dois hotéis).

Sobre a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora

A construtora atua no mercado regional do Estado de São Paulo e Minas Gerais e tornou-se referência no setor imobiliário, com mais de 17 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal, Franca e Serrana e, recentemente, Uberlândia. São 10 anos de construção de uma história de marca de valor, apoiados em inovação, competitividade e foco constante no cliente. A Vitta Residencial já entregou mais de 9 mil unidades neste período de atuação no mercado regional. Hoje vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo País.

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*