Sala de degustação da CasaCor encanta quem ama vinhos e viagens

Nelson

Nelson Arruda e Ricardo Ferrari – (Fotos: Marcos Limonti/Triele)

Os arquitetos Nelson Arruda e Ricardo Ferrari apostam em bastante estilo e conforto para compor a Sala de Degustação, um dos destaques da CasaCor 2017. O espaço foi criado para atender às necessidades da família contemporânea e valorizar momentos de descontração no aconchego de casa.

Para a elaboração do projeto, os profissionais se debruçaram sobre as principais demandas no mercado para idealizar um cliente fictício. “É uma pessoa que viaja o mundo, gosta de gastronomia, gosta de vinhos, de fotografia. Mas também escolhe estar em casa para curtir com amigos e a família”, explicam.

A estética do local foi inspirada em grandes centros urbanos, como Nova York e Londres. Blocos de concreto e ferro de construção ganham releituras e aparecem aqui como nichos e dispensadores de vinhos.

untitled

Os vitrôs de lofts nova-iorquinos foram referência para a escolha do revestimento. O piso também foge da sofisticação convencional, com um porcelanato em dimensões menores que tem aspecto de desgaste. “Montamos um ambiente que traz uma história, um local em que os visitantes podem se imaginar convivendo ali e esquecer que estão em uma mostra”, definem.

Penduradas de forma despojada, as lâmpadas em LED de filamentos foram instaladas em soquetes na cor ouro velho. A sustentabilidade aparece nas peças de marcenaria, feitas em OSB, que remetem à cortiça e rolhas.

O restante do mobiliário equilibra peças vintage e o clássico sofá Chesterfield –  uma marca dos pubs londrinos -, as banquetas “iron” e a mesa de madeira com estrutura metálica. A descontração fica por conta das cadeiras catrina, dispostas em cores diferentes.

Temas urbanos dominam as telas que embelezam o espaço, e os objetos decorativos reforçam a personalidade de um morador que adora explorar o mundo. Essa característica também está presente na parede lateral da sala, onde um imponente painel traz o mapa-múndi feito com rolhas renovadas. O mesmo material é aproveitado para preencher a porta de vidro que dá acesso à pia.

Toda a atmosfera criada por Nelson Arruda e Ricardo Ferrari valoriza a paixão por vinhos e oferece uma experiência acolhedora para os visitantes. “Esse é um lugar para que você possa fazer uma viagem pelo mundo sem sair de casa. É uma viagem pelo mundo através de uma taça”.

Nelson e Ricardo 2

Quem são:

Nelson Arruda é arquiteto formado pela Universidade Estadual de Londrina em 1984 e pós-graduado em Design de Produtos pela Unifran (Universidade Cruzeiro do Sul), onde também exerce a função de docente. Ricardo Ferrari é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Belas Artes de São Paulo em 2004 e atuou no planejamento de novas concessionárias da General Motors do Brasil.

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*