/Saúde inicia vacinação para 30 anos ou mais nesta segunda-feira em Franca

Saúde inicia vacinação para 30 anos ou mais nesta segunda-feira em Franca

  • (Foto/Ilustrativa: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou para a próxima segunda-feira, 26, a continuidade da vacinação contra a Covid-19, atendendo com a primeira dose, as pessoas com 30 anos ou mais, em 10 locais da cidade. Em 8 deles, o horário será das 7h30 às 16h (sendo eles Sesi, Internacional, UBS do Aeroporto 1 e 3, Leporace, Brasilândia, São Sebastião e Paulista) e os demais, nas UBS da Santa Terezinha e Santa Clara, das 7h30 às 12h. Nesses locais também deverão ser imunizadas, as pessoas que apresentam comorbidades, profissionais da Educação e Saúde, com 18 anos ou mais.

As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site http://www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.

1ª DOSE COMORBIDADES – As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas na segunda-feira, com a primeira dose da vacina, nos mesmos postos já mencionados A lista com as comorbidades e documentos necessários para a aplicação da vacina está disponível no site da Prefeitura.

1ª DOSE PROFISSIONAIS DE SAÚDE – Os profissionais de saúde, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer na segunda-feira, nos postos já citados e horários para serem imunizados, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o comprovante de endereço.

1ª DOSE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina na segunda-feira, nos postos acima citados, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.

1ª e 2ª DOSES GESTANTES E PUÉRPERAS – Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) sem comorbidades, com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue na segunda-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.

2ª DOSE – ASTRAZENECA – As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer a UBS do Guanabara, das 7h30 até às 16h.

2ª DOSE – CORONAVAC- Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 16h, na UBS do Jardim Planalto.

ORIENTAÇÃO – A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.

GRIPE INFLUENZA – Para a Campanha Nacional contra a Gripe Influenza na segunda-feira, 26, estarão disponíveis as UBS Horto e Parque Progresso, no horário das 07h30 às 12h. Poderão receber o imunizante, pessoas com idade acima de 6 meses. A Secretaria de Saúde alerta que a vacina contra a Influenza somente poderá ser aplicada, obedecendo o intervalo de 15 dias, após a primeira ou segunda aplicações do imunizante contra a Covid-19. É necessário que o interessado apresente o cartão de vacinação para a avaliação da data.