/Secretaria prepara plantio de árvores em avenidas em Franca

Secretaria prepara plantio de árvores em avenidas em Franca

A Prefeitura de Franca pretende nesses próximos dias, permanecendo o clima propício a novas chuvas, inicia um sistema de replantio de árvores de médio porte nas principais avenidas da cidade, com um diferencial: dialogando com moradores ou representantes de estabelecimentos existentes nas regiões, esclarecendo os objetivos e alguns cuidados que foram observados previamente na escolha das espécies a serem plantadas.

De acordo com um inventário realizado pelo município, a partir de financiamento obtido junto ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, foi possível traçar um retrato bem atualizado dos principais vazios urbanos que carecem de mais verdes. Entre eles estão canteiros de avenidas, parques e praças. E uma orientação independente desse plantio planejado a ser desenvolvimento por uma equipe especialmente treinada, é que as pessoas não plantem em áreas públicas sem uma prévia consulta na Prefeitura.

Essa consulta é simples e pode ser feita por e-mail através de: meioambiente@franca.sp.gov.br ou no tel 3711-9439/9440. Embora os técnicos ambientais reconheçam as boas intenções das pessoas, a iniciativa pode causa problemas sérios no futuro, especialmente com o plantio de frutíferas. Alguns exemplos são a existência de pés de manga no canteiro central da Av. Eufrásia Monteiro Petráglia (em frente a Unesp) e na Prof. José Rodrigues da Costa Sobrinho (pé de Jaca). São vias de tráfego rápido e o perigo de acidentes que isso gera, muitas vezes com crianças atraídas pelas frutas.

Martins e Palmeiras

De acordo com os estudos prévios feitos, com base no inventário urbanístico da cidade, a Secretaria de Serviços pretende iniciar o trabalho na Avenida Nelson Nogueira, compreendendo toda extensão do seu canteiro central, do Jardim Martins, Paulo Archeti até a ponte que liga o Jardim Palmeiras com o Jardim Pulicano, na região Oeste. Um grande lote de mudas já está sendo preparado no Jardim Zoobotânico.

Existe também, a intenção é de erradicar eventuais árvores que representem riscos nesses locais, o que será feito precedido de comunicação com a comunidade da região. A coordenadoria de Educação Ambiental estará acompanhando, buscando aliado ao plantio, interagir e envolver a comunidade no sentido de entender a razão do plantio, do corte de algumas espécies e as cautelas que devem ser observadas antes de botar uma muda no chão.

(Foto: Ilustrativa/Divulgação)