Senac Franca debate as facetas do racismo no século 21

Reflexão faz parte de mais uma edição da Sala Senac de Educadores, que tem entrada gratuita; inscrições já estão abertas – (Foto: Reprodução/Ilustrativa)

O Senac São Paulo promove até novembro a Sala Senac de Educadores 2019, que, nesta edição, traz a temática Diversidade: caminhos para uma educação com todos e para todos. A programação é realizada em unidades do interior e da Grande São Paulo. Em Franca, a nova edição está agendada para 10 de setembro, das 19h30 às 21h30.

A unidade promoverá a palestra As Facetas do Racismo no Século 21, com a mediação de Ana Paula de Oliveira, psicóloga e gestora de projetos sociais. O bate-papo pretende discutir sobre as desigualdades, bem como sobre a colocação no mercado de trabalho e a posição dos negros na sociedade.

No Brasil, é possível detectar as disparidades na análise por cor ou raça do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Em 2018, 3,9% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas, mas o percentual se eleva para 9,1% entre pessoas de cor negra ou parda. Essas diferenças continuam nas medições do número de pessoas que concluíram o ensino fundamental, médio e superior.

“O povo que descende dos africanos vem se percebendo de tal forma que sua consciência histórica está fortalecendo a luta. A medida que isso acontece, passamos a perceber as nuances do racismo e combater de forma mais eficaz. O cenário já mudou muito ao longo dos anos, mas ainda há muito a se questionar e combater para erradicar. Continuamos lutando pela equidade, temos que nos respeitar pelas nossas diferenças, e não o contrário”, afirma Ana Paula. A psicóloga pontua também que vai levar para a discussão no Senac Franca o papel da mulher negra na luta por direitos e igualdade.

Com entrada gratuita, a Sala Senac de Educadores será realizada no auditório da unidade e as inscrições já estão abertas pelo Portal www.sp.senac.br/saladeeducadores ou pessoalmente no Senac. As vagas são limitadas.

As atividades promovidas nesta edição defendem a ideia de que o ensino deve satisfazer as necessidades de todos: alunos e profissionais, possibilitando o acesso universal à educação.

Serviço:

Sala Senac de Educadores 2019
Data: terça-feira, 10 de setembro de 2019
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Senac Franca
Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/SP
Informações e inscrições: http://www.sp.senac.br/franca

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*