Senac Franca oferece formações em terapias complementares

Reiki – nível 3 e Massagem Indiana de Solo estão entre as opções da oferta e terão início entre maio e junho; inscrições já estão abertas. (Foto: Reprodução/Ilustrativa)

Em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Desde a implantação, o acesso dos usuários tem crescido, segundo o Ministério da Saúde. Tanto que em março de 2018, o SUS passou a ofertar 29 procedimentos à população, como homeopatia, medicina tradicional chinesa, meditação, musicoterapia, reflexoterapia, reiki, shantala e yoga.

O mercado de terapias complementares é motivado por pessoas que buscam meios de evitar o consumo abusivo de medicamentos ou garantir alívio de tensões diárias. Para formar profissionais especialistas nessas técnicas, o Senac Franca oferta diversas cursos, entre eles Reiki – nível 3 e Massagem Indiana de Solo, que começam em 4 de maio e 1º de junho, respectivamente.

Érica Carvalho, docente da área de saúde e bem-estar da unidade, pontua que o Reiki está ao alcance de todos, inclusive crianças, idosos e pessoas enfermas. Todos podem ser um canal de Reiki, não existe limite de idade, nem condição prévia exigida. “O aprendizado da técnica não é demorado, podendo cada nível ser ensinado em cursos de aproximadamente 24 horas, ministrados por um mestre em Reiki. Após a sintonização energética ocorrida no curso, a pessoa poderá aplicar a técnica pelo resto da vida, mesmo que por um longo período não o faça. Não há necessidade de nova ativação para o mesmo nível.”

O Reiki auxilia a redução de estresse e ansiedade, melhora a qualidade de vida, reduz distúrbios comportamentais, entre outros benefícios. Segundo a docente, a técnica é segura, sem efeitos colaterais ou contraindicações, sendo compatível com qualquer outro tipo de terapia ou tratamento. Érica reforça que “ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o Reiki não é um sistema religioso, filosófico, com restrições ou dogmas. A aplicação da técnica se dá com a imposição das mãos de um terapeuta reikiano em pontos específicos do corpo”.

No Senac Franca, a formação em Reiki – nível 3 envolve uma nova etapa do aprendizado, abordando novos centros de energia (chacras), assim como sons (mantras), símbolos (yantras) e manobras mais avançadas. Por isso, para cursá-lo é preciso ter concluído o curso de Reiki – nível 2, pelo menos 21 dias antes da data de início do novo módulo.

Já a capacitação de Massagem Indiana de Solo ensina a aplicar uma técnica milenar que alia manobras e alongamentos realizados com mãos, pés, joelhos e cotovelos, utilizando óleos vegetais, para proporcionar alinhamento postural e a revitalização do corpo. É uma prática da Ayurveda, ciência desenvolvida na Índia há cerca de sete mil anos que oferece benefícios complementares no tratamento clínico de sintomas e prevenção de doenças.

“É uma técnica que busca proporcionar o bem-estar físico, mental e energético do cliente. Ajuda a reduzir as dores musculares, relaxar a mente e o corpo, melhorar a postura e a consciência corporal, reestabelecer e equilibrar a energia corporal e dos centros energéticos, aumentar a autoestima, promover a desintoxicação, aperfeiçoar a circulação sanguínea e auxiliar a diurese”, explica Suzana Nambu, também docente da área de saúde e bem-estar do Senac Franca.

Informações sobre os cursos estão disponíveis no Portal Senac (www.sp.senac.br/franca), no qual as inscrições já podem ser efetuadas. As vagas são limitadas.

Serviço:

Reiki – nível 3
Data: 4 de maio a 1º de junho de 2019
Horário: aos sábados, das 13 às 17 horas

Massagem Indiana de Solo
Data: 1º de junho a 27 de julho de 2019
Horário: aos sábados, das 8h30 às 12h30

Local: Senac Franca
Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/ SP
Informações: http://www.sp.senac.br/franca

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*