Chegou a hora de reservar um espaço na agenda para a cultura. Ignácio de Loyola Brandão, Gregório Duvivier, Augusto Cury e os gêmeos da HQ, Fábio Moon e Gabriel Bá, são alguns dos destaques do evento que ocorre no próximo mês
Com direito a bolo e balões brancos distribuídos pelo Grupo Jovens Protagonistas, foi lançada ontem, sexta-feira, 15 de maio, a programação oficial da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontecerá de 14 a 21 de junho no coração de Ribeirão preto. Políticos, professores, escritores, jornalistas e alunos lotaram o Salão Nobre da Prefeitura para acompanhar o evento.
O empresário e cineasta Edgard de Castro, presidente da Fundação Feira do Livro, entidade que organiza a Feira desde 2004, apresentou ao público as novidades e as atrações confirmadas para o evento do próximo mês. “Realizar a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto não é uma tarefa fácil. Conseguimos em um momento difícil para todas as instituições organizadas apresentar uma programação de qualidade”, disse.
Para os oito dias de Feira, estão previstos diversos eventos, como salões de ideias, debates, conferências, música, teatro, contação de histórias e lançamentos e venda de livros. Todas as atividades são gratuitas.
Na solenidade, os convidados receberam a revista com a programação completa da Feira. O presidente da Fundação Feira do Livro destacou a segurança do maior evento cultural da região. “No ano passado, não tivemos nenhum incidente em um evento para quase 450 mil pessoas. É uma notícia muito positiva”, disse Edgard de Castro.
A 15ª Feira Nacional do Livro traz como tema: “O Encontro dos Tempos. Novos Olhares sobre o Passado, o Presente e o Futuro”. O Brasil será homenageado pela Feira. Também serão homenageados os escritores Mário de Andrade, Ruth Rocha, Rubem Alves e Divo Marino. “São os encontros que aquecem todas e quaisquer iniciativas. É um tema muito feliz porque a gente entende que o encontro é uma base inicial para o que vem depois”, declarou Adriana Silva, vice-presidente e curadora da Fundação Feira do Livro.
O patrono será o empresário Chalim Savegnago. Presente ao evento na manhã de ontem, Chalim elogiou a força de uma das maiores feiras do país. “É uma honra muito grande ter sido convidado para ser o patrono. A Feira é algo muito importante para Ribeirão e região”, contou. A anfitriã da solenidade, prefeita Darcy Vera, refletiu sobre a escolha do tema. “Homenagear o Brasil é muito importante, pois, valoriza os nossos talentos. A Feira chega na sua 15ª edição muito forte e com uma musculatura invejável”.
O bolo e os balões foram distribuídos aos participantes para comemorar os 15 anos da Feira, que é o maior evento cultural da região e um dos mais importantes do interior.
A 15ª. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto tem patrocínio do BNDES, Bradesco, Banco do Brasil, Gás Brasiliano, Arteris, Petrobras e Savegnago.