/66,5% dos consumidores comprarão chocolate nesta Páscoa, segundo Instituto de Economia Acif

66,5% dos consumidores comprarão chocolate nesta Páscoa, segundo Instituto de Economia Acif

chocolate

Maioria pretende investir entre R$ 50 e R$ 100 em suas compras, conforme pesquisa de hábitos e consumo da Entidade – (Foto: Reprodução/Ilustrativa)

Uma pesquisa do Instituto de Economia Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) sobre a intenção de compra e hábitos do consumidor no período de Páscoa revelou que 66,5% dos entrevistados pretendem adquirir produtos de chocolate. Conforme os resultados, 59,3% optarão pelos tradicionais ovos; 18,2% bombons ou caixas de bombons; 17,7% barras de chocolate; 1,7% Colomba Pascal e 2,8% outros tipos de produtos.

Além disso, a maioria (48%) afirmou que investirá entre R$ 50 e R$ 100 em suas compras relacionadas ao chocolate, seguida por outra grande parcela (37%) que pretende dispor de até R$ 50 para o mesmo fim.

“Fatores culturais e religiosos contribuem para que a Páscoa seja uma data importante para o varejo de alimentos. Além destes fatores, a recuperação da economia – sentida pela geração de empregos e o aumento da confiança do consumidor – geram boas expectativas para o comércio”, afirma o diretor administrativo da Acif, Tarciso Bôtto.

A pesquisa abordou outros aspectos da data, como consumo de peixes – por motivos religiosos – e viagens, em razão do feriado prolongado do dia 30 de março, Sexta-feira da Paixão. Conforme os formulários, 41,7% dos entrevistados afirmam possuir despesas extras com peixes durante o período e 16,7% com viagens e passeios.

É válido ressaltar que, para 70,3% dos entrevistados, a Páscoa tem significado de celebração. Para 11%, chocolate e 18,7%, feriado.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa foi realizada por amostragem probabilística com 271 entrevistados, representando nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%. Os entrevistadores do Instituto de Economia Acif foram a campo entre os dias 15 e 19 de março, em distintos pontos de fluxo comercial.