- Projeto Cenografia – Palco Estádio. – (Imagem: Divulgação/Views)
De 21 a 31 de agosto, a 70ª Festa do Peão de Barretos promete surpreender o público com um projeto cenográfico inédito que mescla a força da tradição sertaneja aos recursos mais avançados de tecnologia. A cenografia especial abrange os principais palcos e acessos do evento, transformando cada espaço em uma experiência visual e imersiva à altura da data histórica.
O trabalho assinado pela Views, pelo terceiro ano responsável pela execução técnica e cenográfica, envolve o Palco do Estádio de Rodeios, o Palco Amanhecer, os portais de entrada do Parque, da Arena e do estacionamento, além do Jumbotron, um telão de quatro faces suspenso no centro da arena, e o Palco 360º, localizado no Estádio. Cada estrutura foi pensada para ser parte da narrativa do evento e criar um design de experiência, valorizando as competições, os shows e a da marca com o público.
“Cada palco e ambiente do Parque foi projetado para ter identidade própria, com cenografia que abraça e fala diretamente com o público ampliando as emoções vividas durante a Festa”, explica Wellington Luis Grabovski, diretor técnico e artístico da Views, empresa que pelo terceiro ano consecutivo assina a execução cenográfica e técnica do evento.
Além da montagem e operação de palcos, o trabalho cenográfico inclui a coordenação de sonorização, iluminação, painéis de LED, efeitos especiais e conteúdos visuais exibidos durante a programação.
Segundo Pedro Muzetti, diretor cultural e artístico de Os Independentes, o projeto vai além do visual: “Trata-se de criar um ambiente que conduza o público por uma experiência completa, desde a entrada no Parque até o último acorde de cada show. É a cenografia ajudando a contar a história e a reforçar a identidade da Festa”.
Estruturas grandiosas
O Palco Arena, dentro do Estádio, atinge 80 metros de largura por 24 de altura, reforçando sua imponência. O Palco Amanhecer também cresce para 80 metros de largura e 17 de altura, abrindo novas possibilidades de montagem e performance.
A cenografia incorpora 1.300 m² de painéis de LED distribuídos entre palcos, portais e Jumbotrons, guiando o olhar do público desde a chegada. São mais de 3.200 barras de ferro, 2.200 metros de tecido em elementos cênicos e 2.000 metros de iluminação neon que transformam o Parque do Peão dia e noite.
Em todos os espaços, peças tridimensionais parecem romper os limites dos cenários e alcançar em direção ao público, tornando a experiência ainda mais envolvente.
A montagem conta com uma equipe 20% maior em relação ao ano passado e traz como destaque visual as maiores logos já produzidas para a Festa: no Palco Arena, a Roseta de seis metros; no Palco Amanhecer, a de 4,5 metros. Esses elementos simbolizam a união entre tradição e inovação nos 70 anos do evento.