Profissional do Senac Franca orienta sobre customização de roupas para reaproveitar peça esquecidas e, ainda, garantir estilo, conforto e elegância
Para jovens que veem a área como uma possibilidade profissional, adultos que desejam aprender as técnicas ou, simplesmente, para aqueles que querem realizar uma paixão pessoal, a moda é acessível a todos. Cursos técnicos e livres ou graduações são essenciais para aprimorar conhecimentos e desenvolver habilidades práticas no ramo, garantindo uma nova opção de renda ou uma nova carreira. No Senac Franca, somente este ano, 23 qualificações de moda foram oferecidas, somando 382 participantes.
“O aprendizado pode garantir uma renda complementar porque possibilita que o trabalho seja feito em horários alternativos e com agilidade. Além disso, as habilidades adquiridas nos cursos auxiliam a diminuir gastos diários, já que ensina a resolver problemas de peças paradas no guarda-roupa”, afirma Ana Keila dos Reis (foto), docente de moda da unidade.
Para o próximo ano, o portfólio do Senac continuará repleto de cursos da área. Interessados poderão acompanhar a disponibilidade de turmas a partir do próximo mês, no Portal Senac: www.sp.senac.br/franca.
Crie e economize
Ousar, inovar e reaproveitar são termos que podemos incorporar ao nosso dia a dia, com bom senso, para diminuir custos com roupas e manter as peças atuais. De acordo com Ana Keila, “o Brasil subiu para a quinta posição entre os países que mais consomem roupas. O surgimento dos blogs de moda, que divulgam as últimas tendências e tudo o que acontece nesse universo, criam uma maior percepção do mercado e aumentam o desejo de compra por novos produtos, mas podemos estar bem vestidas e com peças contemporâneas reaproveitando roupas que deixamos de lado por meio da customização”.
Por exemplo, com a técnica e aproveitando a estação das flores, é possível fazer laços em cores cítricas e aplicar em blusas e vestidos em tons claros. “Também podemos aplicar rendas ou crochês nas costas, decotes e mangas de blusas e vestidos ou mesmo nas barras e laterais de shorts e calças. Personalizar as peças criando uma textura em 3D com a aplicação de elementos como flores, arabescos e bordados em relevo é outra opção”, orienta a profissional.
As ideias são várias. Quem tiver mais habilidade pode usar uma tesoura e criar recortes e fendas em camisetas e calça legging, fazendo imagens de caveiras, flores, corações ou tiras que podem ser amarradas ou trançadas. Para Ana Keila, boas opções de peças nesta primavera, que já começou muito quente, são os vestidos e as saias.
“Eles podem ser de comprimento longo, médio e curto. O formato de vestidos desta estação é o A, que tem ombros mais juntos e são soltinhos até o seu comprimento, podendo ser em tons pastel, branco, cru, ou mesmo em cores mais quentes, como laranja, pink, tons cítricos e flúor. As estampas também serão muito usadas, com listras e os arabescos, além dos florais que sempre marcam a primavera”, afirma. Os macaquinhos feitos em tecidos leves e mais soltos ao corpo são outras boas apostas. É possível, ainda, combinar diferentes estampas de roupas esquecidas no guarda-roupa, criando novas ideias e looks: usar a mistura entre os clássicos sempre facilita, xadrez, poá, listras e florais não tem erro.
Ana Keila indica que “trazer o preto e branco para as combinações é um jeito ótimo de começar a fazer combinações. Não há critério para dizer quais estão certas ou erradas, depende do gosto de quem usa, podendo misturar o animal print com variações de tamanhos, cores e bichos. Crie, economize e arrase”.
Serviço:
Senac Franca
Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1345 – Vila Teixeira
Informações: (16) 3402-4100 e www.sp.senac.br/franca