Neste mês de agosto, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca, dos dias 1º a 7, promoverá a Semana do Aleitamento Materno, em apoio ao evento em nível mundial.
Detentora do título de “Hospital Amigo da Criança”, a Santa Casa de Franca pretende, com a realização desta semana, levar mais conhecimento às gestantes, mães e ao público em geral sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da própria mãe que amamenta, além de enfatizar que a doação do leite materno salva vidas de bebês prematuros e de baixo peso.
O tema da campanha mundial deste ano é: “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável!” – e a madrinha que doou sua imagem para a campanha promovida pela Santa Casa de Franca chama-se Taciane Cristina com sua filha Heloíse. Taciane é técnica de enfermagem do CTI Infantil da instituição e amamentou sua filha até um ano de idade; foi também doadora do Banco de Leite Humano, ajudando a alimentar e salvar vidas de outros bebês.
A estrutura do Banco de Leite da Santa Casa de Franca está aberta ao público, tanto para fornecer informações sobre amamentação, quanto para atender às mulheres que queiram doar seu leite. A equipe conta com profissionais especializados como, enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, auxiliares técnicas, auxiliares de enfermagem e pessoal de recepção, tudo com o intuito de prestar o melhor atendimento.
O Banco de Leite da Santa Casa de Franca recebeu dois títulos consecutivos do Ministério da Saúde juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Fernandes Figueira – a Certificação “Ouro” de Qualidade e Excelência – pelo atendimento ao público e excelência técnica.
Banco de Leite Humano
O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca tem seu atendimento aberto a todas as gestantes e mães da comunidade, fornecendo instruções sobre a importância do ato de amamentar, esclarecendo dúvidas em relação à amamentação, informando sobre como coletar, armazenar e doar leite materno para salvar bebês prematuros e de baixo peso, além que quebrar mitos sobre o tema, mostrando que, por exemplo: doar leite não diminui a produção nem deixa faltar para seu bebê, mas aumenta a produção da mãe.
Todo o leite doado para o Banco de Leite passa por exames microbiológicos e pasteurização para garantir a pureza e qualidade do produto que será ministrado aos bebês.
Números
* Bebês prematuros e de baixo peso consomem de 1 a 50 ml de leite materno a cada 2 ou 3 horas;
* Praticamente 100% dos bebês prematuros e de baixo peso que recebem leite materno, sobrevivem. Possíveis óbitos ocorrem em função de outras intercorrências, mas não pela falta de alimentação com leite.
* A demanda pelo leite materno aumenta mês a mês, sendo importante incentivar a prática da doação e apoio dos familiares à mãe que amamenta. A mãe que doa tende a produzir cada vez mais leite, suprindo toda a necessidade de seu próprio bebê e ainda salvando vidas de outros bebês. No período do inverno as doações tendem a baixar; mas o Banco de Leite da Santa Casa, instrui as mães a como procederem à coleta do leite e armazenamento em suas casas, enviando um profissional para buscar o produto, facilitando a comodidade das mães.
Foto: Reprodução/Ilustrativa