Em trabalho integrado com a Polícia Militar Ambiental, foi definida na última terça-feira pela Prefeitura de Franca a programação a ser desenvolvida a partir deste sábado, 19 de setembro, marcando a Semana da Árvore. Foi incluída a Campanha Cultural nas atividades, com o lançamento de um livro infantil e também estará sendo comemorado o Dia do Policial Militar Ambiental.
O sábado será marcado pelo Dia Nacional da Limpeza, com apelos para que cada pessoa dentro do seu ambiente doméstico ou de trabalho, promova a sua faxina e elimine todo tipo de material seja ele físico ou eletrônico, que não tenha uso e represente lixo. Para a segunda-feira, o plantio das árvores em uma APP no bairro City Petropolis, estará ocorrendo a partir das 8 h, dentro do Projeto Guardiões de Nascentes. A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente estará oferecendo apoio, fornecendo as mudas e promovendo a abertura das covas e depois fará a irrigação periódica até que comecem as chuvas.
‘A Fadinha do Verde’
Para a manhã de sábado, com início às 9 h, está previsto para a praça ao lado do Senac, na rua Alfredo Lopes Pinto/Vila Teixeira, o lançamento do livro ‘A Fadinha do Verde’, evento organizado pelo grupo Verdejar/Mulheres do Brasil. Serão desenvolvidas ações de conscientização, porém cercadas de todos os cuidados para não haver aglomerações. Estarão presentes a escritora Elaíse Marie e da ilustradora Ana Laura Alvarenga e a Campanha Cultura tendo como tema ‘A Importância da Árvore na Minha Vida’ da Polícia Ambiental.
Dia Mundial da Limpeza
Sem aglomerações, o Dia Mundial da Limpeza será marcado por ações individualizadas com o slogan ‘Eu Cuido do Meu Quadrado’, sugerindo o que cada pessoa pode fazer em sua casa ou no trabalho: limpeza ambiental, limpeza solidária, limpeza digital (arquivos sem uso no celular ou computador por exemplo), limpeza mental.
Plantio na APP-Petrópolis
A partir das 8 h, o projeto Guardiões de Nascentes em parceria com a Prefeitura e Polícia Militar Ambiental, marcando o Dia da Árvore, 21 de setembro, marcará o plantio de espécies nativas em nascente da região Norte, no bairro City Petrópolis (rua Jefferson de Carvalho).
Também está sendo proposto em conjunto com os educadores da Secretaria da Educação, a realização de trabalhos nas escolas, através das aulas digitais, com o tema ‘Arborização, o que podemos fazer para melhorar nossa cidade’. Fechando haverá também o plantio de árvores em algumas calçadas no Jardim Brasilândia, mediante orientações e observação sobre alguns cuidados em relação ao porte, espécie mais adequadas a cada local e tipo de raízes que produzam, de modo a não comprometer os passeios e até mesmo as vias públicas.
Foto: Reprodução/Ilustrativa