- Dra. Katiuscia de Paula Leonardo Mendes, prefeita de Cristais Paulista. – (Foto: Divulgação)
O CBH-SMG, Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sapucaí Mirim/Grande elegeu a nova diretoria que estará a frente da gestão dos recursos hídricos da região no biênio 2021/2023.
A comissão diretora terá a frente como presidente a prefeita de Cristais Paulista, Dra. Katiuscia de Paula Leonardo Mendes, a vice-presidente Rosângela Kiyoto Jomori Bonichelli, professora Fundação Educacional de Ituverava e na secretaria executiva Viviane de Souza Peres Cintra e Jorge Augusto de Carvalho Santos, representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo.
Formada por um prefeito da região e representantes da instituição civil e órgãos estaduais, a nova diretoria foi eleita no último dia 25 de fevereiro e tomará posse entre os dias 24 ou 25 de março.
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sapucaí Mirim/Grande é um órgão colegiado integrado por 23 municípios: Altinópolis, Aramina, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. Ele tem o objetivo de fazer a gestão das águas na região, buscando garantir a qualidade e quantidade para todos os usos. São exemplos de bacias hidrográficas da região o Rio Grande, Rio Canoas, Rio do Carmo, Rio Sapucaí e Ribeirão dos Bagres. Os principais reservatórios são Peixoto, Jaguará, Igarapava, Volta Grande, Buritis, Esmeril, Dourados, São Joaquim e Monjolinho.
“Estou extremamente feliz com esta indicação e vou me dedicar ao máximo. Precisamos dar continuidade a gestão excelente que vinha sendo realiza em nossa bacia, com ótimos índices de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. Com a minha indicação também a presidência do COMAM, Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, pretendo estreitar a atuação destes dois órgãos, fazendo com que novas parcerias possam surgir para beneficiar os municípios e automaticamente a população”, disse Dra. Katiuscia Leonardo.
“Felizmente nossa região possui uma importante disponibilidade hídrica que é suficiente para o atendimento da população e para a realização de todas as atividades econômicas”, finalizou Dra. Katiuscia.
Entre as principais ações do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sapucaí Mirim/Grande estão: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, mediar conflitos pelo uso da água, estabelecer mecanismos de gestão do uso da água, trabalhar temas de educação ambiental e valorização da água, atuar junto ao FEHIDRO, Fundo Estadual de Recursos Hídricos, combate as perdas dos sistemas de abastecimento entre outras diversas ações.