- (Foto: Divulgação)
A Central de Monitoramento completará um mês de funcionamento nesta sexta-feira e já apresenta os primeiros resultados. A unidade conta com 56 câmeras de vigilância, em pontos diferentes da cidade, com acompanhamento 24h, o que tem permitido a intervenção das forças policiais e da Guarda Civil. Um exemplo disso, ocorreu na última quarta-feira, quando um cidadão foi flagrado na Praça Barão, no Centro da cidade, tentando invadir um estabelecimento comercial. Ele foi encaminhado pelos guardas à Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Outra ocorrência registrada aconteceu na Avenida Presidente Vargas, durante o furto em uma loja de celulares. Por meio da Central de Monitoramento, foi possível identificar os responsáveis.
No bairro São Joaquim, Região Oeste, houve a prática de outro furto e com as imagens das câmeras enviadas à Polícia Militar, foi possível verificar o percurso do veículo e chegar ao responsável, para as providências junto à Central de Polícia Judiciária.
Ainda, durante este período, dois outros ‘flagrantes’ ocorreram na Avenida Adhemar de Barros e no Poliesportivo, sendo que, neste caso, o infrator portava materiais de pichação e confessou ter praticado o ato. Em outra situação, foi registrada a prisão de um infrator que estava praticando furtos na Secretaria de Saúde, tentando subtrair aparelhos de ar condicionado. A câmera da Avenida Orlando Dompieri possibilitou a visualização da movimentação estranha, permitindo a abordagem e recolhimento do criminoso.
A Central
Os equipamentos começaram a funcionar no dia 31 de agosto, com o objetivo de ampliar a estrutura de segurança, de modo a auxiliar os órgãos responsáveis. A Central de Monitoramento permitirá agir, preventivamente, em ocorrências de enchentes nas margens dos córregos.
A partir das identificações de movimentações suspeitas, os guardas civis que operam o sistema, acionam de imediato à Polícia Militar para as medidas cabíveis ou então deslocam uma viatura da própria corporação.
Instalada na rua Frederico Moura, em frente à Prefeitura, a Central de Monitoramento funciona em período integral, com uma equipe de guardas civis treinada que faz o acompanhamento dos 56 pontos.