/Grupo francano Quarteto Enredado lança videoclipe ‘Fantasia Sertaneja’ que homenageia a diversidade da cultura brasileira, nesta sexta, dia 06

Grupo francano Quarteto Enredado lança videoclipe ‘Fantasia Sertaneja’ que homenageia a diversidade da cultura brasileira, nesta sexta, dia 06

  • Quarteto Enredado, grupo de música instrumental brasileira, é formado por Ronaldo Sabino (viola caipira), Daniel Rached Palermo (guitarra), Gabriel Terra (baixo acústico) e Claryssa Pádua (violão). – Foto: Divulgação

Obra inédita mescla a música caipira com a erudita, combinando melodias de Villa-Lobos, da dupla Pena Branca & Xavantinho e de Guarnieri

O grupo francano de música instrumental brasileira Quarteto Enredado lança nesta sexta-feira (06/09) o videoclipe “Fantasia Sertaneja”, gravado na antiga Estação de Trem de Igaçaba (SP), que reforça a sua característica ousada de mesclar a tradição da música caipira a outros gêneros como a música erudita. Com uma interpretação única, que homenageia a riqueza da cultura brasileira, a obra traz em seu enredo melodias de Villa-Lobos, da dupla Pena Branca & Xavantinho e de Camargo Guarnieri. O vídeo está disponível no canal do YouTube do grupo:

Com seis anos de trajetória e formação inédita de violão (Claryssa Pádua), viola caipira (Ronaldo Sabino), guitarra (Daniel Rached Palermo) e baixo acústico (Gabriel Terra), Quarteto Enredado se destaca por sua sonoridade original e autêntica, resultante da combinação de instrumentos de diferentes tradições musicais que refletem a diversidade da cultura brasileira.

Inspirado pelos ideais do Modernismo no Brasil, o grupo desenvolveu uma linguagem própria, potencializando sua identidade sonora por meio de uma prática musical inovadora, que explora várias possibilidades timbrísticas e estilísticas, mesclando música caipira, clássica, samba, baião, jazz e rock.

Com direção musical do renomado músico Ivan Vilela, violeiro e professor da USP, que veio à Franca especialmente para o projeto e para ministrar uma masterclass com o grupo, “Fantasia Sertaneja” combina melodias de “O Trenzinho do Caipira” (Heitor Villa-Lobos) e “Cuitelinho” (canção de autoria desconhecida, cuja interpretação mais famosa é de Pena Branca & Xavantinho) com temas dos “Ponteios” para piano, de Camargo Guarnieri.

O título faz referência à forma musical “fantasia”, conhecida por sua liberdade estrutural, permitindo ao grupo combinar criativamente elementos da música caipira com influências eruditas.

“Este arranjo reflete a proposta do grupo, de unir elementos populares e eruditos, tradição e inovação, em uma interpretação única, que homenageia a riqueza da cultura popular brasileira e valoriza um gênero musical de grande importância histórica e cultural para o país: a música caipira”, diz o arranjador Gabriel Terra, contrabaixista e idealizador do grupo.

Segundo o violeiro Ronaldo Sabino, o gênero sertanejo raiz é um dos pilares da identidade sonora brasileira, que emergiu do encontro dos povos africanos escravizados, dos povos originários e dos europeus, e desempenha um papel central em “Fantasia Sertaneja”.

“A música caipira é marcada por uma paleta sonora rica, incluindo aproximadamente 16 ritmos distintos, como catira, toada, marcha-rancho, pagode e cururu, consolidando-se como uma das expressões mais significativas do povo brasileiro”, diz Ronaldo Sabino.

“Esta obra marca o início de uma nova fase para o grupo, na qual buscamos aprofundar a exploração da música caipira, revelando e expandindo as múltiplas influências culturais que moldaram o gênero. A ideia é abordar sua evolução desde as formas mais tradicionais até as manifestações contemporâneas, contribuindo para a preservação e difusão deste valioso patrimônio cultural”, completa a violonista Claryssa Pádua, produtora executiva do videoclipe.

Quarteto Enredado traz na bagagem mais de 100 shows, incluindo uma apresentação em um dos principais palcos da música instrumental brasileira, o Instrumental Sesc Brasil (2021). Seu álbum de estreia, “Alma Brasileira”, lançado em 2022, foi inserido na retrospectiva do renomado crítico musical Solano Ribeiro.

Em março deste ano, o grupo lançou seu segundo trabalho autoral, o EP “Requiem”, com obras compostas por Gabriel Terra durante a pandemia de Covid-19, que está disponível em todas as plataformas digitais. Internacionalmente, o Quarteto foi destacado pela rádio francesa Kaos Caribou (RKC) como um dos 10 principais grupos, no “2021 Selector’s Shows”, e realizou a turnê europeia “Alma Brasileira World Tour”, em junho, com apresentações em Portugal e Espanha.

O videoclipe “Fantasia Sertaneja” foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Prefeitura Municipal e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca).

Serviço:

Videoclipe ‘Fantasia Sertaneja’ – Quarteto Enredado
Lançamento: sexta-feira (06/09)
Assista ao videoclipe no YouTube: https://youtu.be/QCWcjWVRXYs?si=yWHFWv8YxejLRlHn
Ficha Técnica: Arranjo (Gabriel Terra), Produção Executiva (Claryssa Pádua Produções Culturais), Produção Musical (Ivan Vilela), Engenheiro de Som, Edição de Áudio, Mixagem e Masterização (Daniel R. Palermo), Cinegrafista (Raíza Ferreira), Edição, Finalização e Lettering (Gabriel Terra).

‘Fantasia Sertaneja’, obra inédita do Quarteto Enredado, mescla a música caipira com a erudita, e foi gravada na antiga Estação de Trem de Igaçaba (SP). (Foto: Divulgação)

O Quarteto Enredado

O grupo Quarteto Enredado surgiu no início de 2018, na cidade de Franca (SP), do ensejo de criar uma experiência musical de pluralidade sonora, fundindo e amalgamando a música brasileira e sua sonoridade a outras linguagens musicais. Composto por uma formação totalmente nova e inusitada: viola caipira, guitarra semi acústica, violão e baixo acústicos, o grupo apresenta repertório com composições e arranjos próprios, que buscam traduzir a diversidade de estilos e características presentes em nossa cultura.

Desde o início de sua carreira, o grupo vem conquistando relevância dentro do cenário musical, fazendo parte, junto a outros 11 álbuns, da Retrospectiva 2022, do crítico musical Solano Ribeiro e da seleção do Top 10 na França, pelo “2021 Selector´s Shows”, por meio da rádio francesa Kaos Caribou (RKC). Em 2021, o grupo realizou a turnê virtual Alma Brasileira no Ciberespaço, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do ProAC. No final do mesmo ano, gravou o programa Instrumental Sesc Brasil, com apresentação do show “Alma Brasileira”, e o programa Passagem do Som, do Sesc TV Em 2022, lançou o projeto Alma Brasileira no Museu Casa de Portinari, financiado pelo ProAC, e gravou o CD Alma Brasileira, por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Em 2023, realizou a turnê Alma Brasileira – Enredando por Todos os Cantos, para circulação do CD pelo interior do estado de São Paulo, com projeto classificado em primeiro lugar no edital ProAC n° 14/2022. Em 2024, o Quarteto Enredado lançou seu segundo álbum, “Requiem”, de obras autorais, financiado pelo Bolsa Cultura 2023 da FEAC-Franca, e embarcou na turnê europeia Alma Brasileira World Tour, com apresentações em Portugal e Espanha, em junho. Ainda neste ano, o grupo desenvolveu os projetos “Requiem – A Arte como Instrumento de Reflexão em Tempos de Pandemia”, um documentário que une música e literatura, e o videoclipe “Fantasia Sertaneja”, ambos contemplados pela Lei Paulo Gustavo 2024.

Mais informações: https://linktr.ee/quartetoenredado.