- A iniciativa já acolheu 200 famílias e continua promovendo o bem-estar e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes em Franca. – (Fotos: Divulgação)
O Projeto Estrelinhas, uma das iniciativas da Fundação Espírita Allan Kardec, celebrou na última quinta-feira, 23, um ano de atividades dedicadas à prevenção e promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. A proposta inicial era atender cem usuários no primeiro ano, mas o projeto superou as expectativas, com aproximadamente 200 famílias acolhidas atualmente. A comemoração, realizada na sede da Fundação, contou com a presença de diretores da instituição, profissionais, familiares, crianças atendidas e parceiros.
Com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, psicopedagogo, educador físico, fonoaudiólogo, assistente social, estagiários e coordenador, o Estrelinhas atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, além de suas famílias.
O trabalho se divide em duas frentes. A primeira, chamada Cativar, oferece psicoeducação fora da instituição, por meio de parcerias com escolas, centros comunitários e órgãos públicos, como CRAS e CREAS, oferecendo palestras, orientações e oficinas. A segunda frente, Acolher, ocorre nas dependências da Fundação, oferecendo psicoterapia e oficinas terapêuticas de apoio psicológico, fortalecimento de vínculos familiares e atividades recreativas.
“Nas oficinas, buscamos adotar uma abordagem artística e lúdica, oferecendo ferramentas que ajudem crianças e adolescentes a desenvolverem sua inteligência emocional. Este primeiro ano é de muita luz e alegria pelos relatos positivos e pelas melhorias que vemos no desenvolvimento de nossos atendidos. Temos a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Mariana Posterare, coordenadora do projeto.
A história da família de André Luís, caminhoneiro aposentado, é um exemplo do impacto positivo do projeto. Sua filha, Isabelly Vitória, de 11 anos, participa das oficinas do Estrelinhas e revela a satisfação com os atendimentos: “Estou gostando bastante, não deixo meu pai esquecer do dia que tem o Estrelinhas. Aqui é tudo legal, as atividades são bem interativas”, disse ela.
Mario Arias Martinez, presidente da Fundação, aproveitou a ocasião para apresentar os serviços da instituição, como o Hospital Psiquiátrico e o CPSM (Centro de Promoção de Saúde Mental), destacando o impacto das parcerias, como com a Prefeitura de Franca nos CAPSs e Residências Terapêuticas, que permitem a oferta de um atendimento diversificado.
“Hoje não somos um hospital psiquiátrico, mas um Centro de Promoção de Saúde Mental. Nós tivemos vários insights de que teríamos que nos dedicar aos pequenos! Percebemos que, neste contexto de pós-pandemia, as questões de saúde mental realmente acometeram muito as crianças e diante desta necessidade surgiu o Estrelinhas. Agora, um ano depois, vemos o sucesso que o projeto se tornou, trazendo bons resultados para a saúde mental da nossa comunidade”, ressaltou Mario.
Parceiros e expansão
Com a colaboração do Sicoob 3 Colinas e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Franca, o Estrelinhas oferece atendimentos gratuitos, podendo ser acessado por qualquer família que procure a Fundação ou que seja encaminhada por parceiros, como escolas e Conselhos Tutelares.
Fernando Palermo, vice-presidente da Fundação, falou sobre as perspectivas de crescimento do projeto. “À medida em que conquistamos novas parcerias, esperamos expandir as ações e beneficiar ainda mais crianças e famílias.”
Ana Paula Marafiga, presidente do CMDCA Franca, parceiro do projeto, destacou que o apoio financeiro do Conselho tem sido um suporte fundamental para garantir uma equipe multidisciplinar qualificada, capaz de oferecer ações de psicoeducação, atendimentos multiprofissionais e atividades culturais e esportivas, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
“Além de fortalecer vínculos familiares e comunitários, o projeto ensina habilidades emocionais e sociais, aborda temas como igualdade de gênero e inclusão, e reafirma o compromisso do CMDCA com a proteção e os direitos das novas gerações”, observou Ana Paula.
Após a celebração, os convidados tiveram a oportunidade de conferir uma exposição das atividades realizadas pelos atendidos, que se destacaram pela criatividade e participação ativa. A festa de aniversário foi finalizada com o tradicional “parabéns”, no Bosque Beija-Flor.
Para mais informações sobre o Projeto Estrelinhas, basta ligar para (16) 99966-5345 ou (16) 2103-3000.