/Com 12 anos, Alice Durigan assume papel de princesa nas Cavalhadas da Franca e homenageia legado familiar

Com 12 anos, Alice Durigan assume papel de princesa nas Cavalhadas da Franca e homenageia legado familiar

  • Alice mora em Fortaleza (CE) e está em Franca para ser protagonista da encenação medieval, papel que ela sonhava em interpretar ao lado do pai. – (Foto: Divulgação)

Quando Alice Durigan, então com 10 anos, acompanhou o pai nas Cavalhadas da Franca de 2023, não imaginava que aquela vivência lhe permitiria uma nova experiência. Ao assistir aos ensaios da encenação e ver de perto a preparação dos personagens, ela se encantou com a figura da princesa Floripes. “Me imaginei ali. Foi quando decidi me inscrever para interpretar esse papel”, lembra.

A encenação em Franca, neste ano, acontece nos dias 2 e 3 de agosto, no Parque de Exposições Fernando Costa, com realização do Clube Cavalhadas da Franca e apoio da Prefeitura Municipal de Franca.

Agora com 12 anos, Alice será a protagonista do espetáculo deste ano. Ela mora em Fortaleza (CE), mas aproveitou as férias escolares para passar o mês de julho em Franca, ensaiando falas, melhorando a equitação e se conectando com o cavalo Nero, que deve ser seu companheiro de cena.

Desde o ano passado, ensaia o texto com dedicação ao papel que considera um marco em sua vida. “As Cavalhadas vão ser muito boas para mim. Estou muito feliz e ansiosa, mas também preocupada… Fico com receio de o cavalo disparar. Mesmo assim, já está sendo um momento muito especial.”

Com tradição familiar nas Cavalhadas, Alice carrega consigo um legado que vem do avô Jesus Durigan, que atuou na diretoria do Clube das Cavalhadas e apoiava nos bastidores da festa, e também do pai. “Tenho até hoje as fitas de recordação dos cavaleiros dos anos em que ele ajudou na organização. Acho muito bonita essa tradição. E o teatro com os animais me encanta. Tenho contato com cavalos desde os 2 anos, por causa do meu pai, que é veterinário.”

Gerações conectadas

Neste ano, a presença da família Durigan está por todos os lados do espetáculo. O pai de Alice, Danilo Durigan, será o Sultão de Constantinopla, rei mouro e pai de Floripes na história. Seu padrinho, Murilo, será o soldado cristão que invade o castelo inimigo e rouba a princesa, a cavalo, e o primo Davi, de 12 anos, interpretará o príncipe cristão. A irmã mais nova, Duda, de apenas 6 anos, já decorou as falas de Floripes para estrear como princesa em 2031. “Estamos treinando juntas”, conta Alice.

Para ela, participar das Cavalhadas é mais do que um papel no palco: é um sonho realizado e um símbolo de continuidade. “Sempre quis sair correndo a cavalo em campo aberto. A Cavalhada vai ser marcante para mim e para a minha família”. Além dos ensaios e treinos de equitação, Alice já prepara os acessórios da personagem: vestido, brincos e coroa já estão escolhidos. Tudo para viver com emoção a grande jornada de Floripes e entrar para a história das Cavalhadas da Franca.

Sinopse do espetáculo

As Cavalhadas da Franca encenam a batalha simbólica entre mouros e cristãos, inspirada no poema épico A Canção de Rolando. A história gira em torno de Floripes, princesa moura que se converte ao Cristianismo e promove a paz. O espetáculo reúne 27 cavaleiros montados, figurinos históricos e combates coreografados, levando o público a uma viagem que une fé, cultura e tradição.

SERVIÇO:

Cavalhadas da Franca 2025
Datas: 2 e 3 de agosto de 2025 (sábado e domingo)
Horário: Sábado, 2, às 20h I Domingo, 3, às 14h
Local: Parque de Exposições “Fernando Costa” – Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Franca (SP)
Entrada: Gratuita