/Fundo Social entrega certificados de cursos da Escola da Moda

Fundo Social entrega certificados de cursos da Escola da Moda

  • O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Franca. – (Fotos: Divulgação)

O Fundo Social de Solidariedade (FUSSOL) realizou na noite da última segunda-feira (28), no auditório da Secretaria de Educação, a cerimônia de entrega de certificados a cerca de 60 alunos, que concluíram os cursos de ‘Iniciante de Modelagem, Corte e Costura’, ‘Iniciação e Manuseio de Máquina Industrial’, ‘Avançado de Corte e Costura’, ‘Modelagem, Corte e Costura Infantil’ e ‘Modelagem das Bases e Transformações’.

Participaram do evento o prefeito Alexandre Ferreira, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cynthia Milhim Ferreira, Everton de Paula, vice-prefeito, Lucimara Prado, secretária de Inovação e Desenvolvimento e João Paulo Santos da Silva, analista de geração de negócios do Sebrae.

Durante a cerimônia, o prefeito Alexandre Ferreira parabenizou os formandos e anunciou novidades para os próximos meses. “A formatura representa o primeiro passo de muitos para quem busca melhorar de vida. Estamos ampliando a Escola Profissionalizante e o Fundo Social. Em breve, estaremos em um prédio maior, moderno, acolhedor e com capacidade para atender ainda mais pessoas”, disse.

Ele destacou a criação da Lei de Liberdade Econômica Municipal, que facilita a abertura de empresas em residências e a ampliação do apoio financeiro. “Estes cursos agora vêm acompanhados de suporte real. As pessoas capacitadas poderão abrir seus próprios negócios em casa e contar com linhas de crédito do Banco do Povo, com até seis meses de carência para começar a pagar. Isso dá fôlego e segurança para quem está começando”, ressaltou.

Francisca Lunes da Silva, aluna de ‘Iniciação e Manuseio de Máquina Industrial’, falou sobre o impacto positivo dos cursos em sua rotina e o reconhecimento da qualidade do ensino. “As aulas superaram minhas expectativas. Eu já costurava, mas aprendi muito sobre acabamento. Hoje, já tenho uma clientela fixa e trabalho em casa. Só tenho a agradecer ao FUSSOL. Se fosse pagar, eu não teria condições.”

Já Danielle Guarisa, que participou do mesmo módulo, relatou como o aprendizado a incentivou a dar os primeiros passos no empreendedorismo. “Eu queria muito começar a costurar e trabalhar em casa. Quando entrei no curso, ganhei coragem, comprei minhas máquinas e já estou colhendo os resultados.”

A satisfação também foi compartilhada por Lúcia Aparecida da Silva, aluna do curso ‘Avançado de Corte e Costura’. Ela contou que sempre gostou de costurar, mas nunca teve a oportunidade de fazer um curso de alto nível como é o oferecido pelo FUSSOL. “No início, achei que não daria conta, mas com o apoio que recebi, consegui aprender e agora sonho em criar minhas próprias peças. Quero transformar isso na minha profissão”.

“Trabalhei por muitos anos na área administrativa. Fazer o curso de ‘Iniciante de Modelagem, Corte e Costura’ foi como realizar um sonho antigo. Agora penso em atuar em uma área totalmente nova e continuar me aperfeiçoando. É gratificante saber que ainda existem políticas públicas que realmente funcionam”, disse Silmara Afonso Carvalho.

Já para Leila Garcia, o curso representou um recomeço. “Eu não sabia nem pregar um botão! Sempre admirei quem costura e agora estou vivendo esse sonho. O curso é maravilhoso e já estou recomendando para todos. Estou muito satisfeita”, finalizou.

Com novas turmas sendo planejadas e a expansão dos atendimentos em andamento, o FUSSOL reforça seu compromisso com a inclusão, o empreendedorismo e o desenvolvimento humano, promovendo, por meio da capacitação, um futuro mais digno e promissor para a população francana.

O FUSSOL está localizado na rua Major Mendonça, 1659, na Vila Santo Antônio.