- Cátia Alessandra Caldeira, terapeuta ocupacional em atendimento com o paciente Aristêu Rima dos Santos. – (Fotos: Divulgação)
Os quase 700 mil habitantes da região podem contar com atendimento de alto nível em reabilitação física para sequelas de traumas, de doenças e condições pós-operatórias
Qualidade + Humanização
O Centro de Reabilitação do Grupo Santa Casa de Franca é uma estrutura anexa ao prédio do Hospital do Câncer (unidade oncológica do Grupo) que conta com um serviço multiprofissional especializado nas áreas médica, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional e fonoaudiologia – oferecendo um atendimento de alto nível técnico, com o diferencial da humanização, que permeia todo o processo do tratamento, promovendo equilíbrio e confiança entre os pacientes e os profissionais.
Atendimentos
No ano de 2024, o setor de Reabilitação do Hospital do Câncer do Grupo Santa Casa de Franca realizou mais de 45 mil atendimentos, reforçando seu compromisso com a recuperação integral dos pacientes. A reabilitação física é parte essencial do tratamento de pacientes com câncer e também de outras condições debilitantes, oferecendo benefícios que vão muito além da recuperação motora e impactando positivamente a qualidade de vida.
Tratamento continuado
Entre as principais vantagens do tratamento continuado estão a melhoria da mobilidade e função, permitindo que os pacientes retomem suas atividades diárias com maior independência. Técnicas especializadas também auxiliam na redução da dor crônica ou aguda, proporcionando maior conforto. Além disso, exercícios personalizados contribuem para o fortalecimento muscular, a melhoria do equilíbrio e coordenação – reduzindo riscos de quedas – e o aumento da flexibilidade, essencial para a autonomia. A reabilitação ainda desempenha um papel fundamental na prevenção de complicações, como contraturas e úlceras de pressão, e na recuperação pós-cirúrgica, acelerando a alta hospitalar.
Qualidade de vida
Outro diferencial no processo de reabilitação é o impacto na saúde mental, ajudando a reduzir estresse, ansiedade e depressão associados às limitações físicas – com o apoio e acompanhamento dos profissionais de fisioterapia e também de psicologia. Com o tratamento, vários pacientes conseguem retomar suas rotinas, incluindo trabalho e hobbies, enquanto recebem orientações para possibilitar que mantenham um estilo de vida saudável, complementando o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar.

“Histórias emocionantes são comuns no setor, como a da paciente que, após ser internada com graves sequelas da Covid-19, recuperou a capacidade de se alimentar por via oral, ganhou força muscular, equilíbrio e, finalmente, voltou a caminhar sozinha. Essas conquistas são fruto do trabalho dedicado de todos os profissionais da Reabilitação”, relatou a fisioterapeuta Flávia Machado Furco Montanini, que há 17 anos atua no Grupo Santa Casa de Franca, acompanhando diariamente a superação de seus pacientes.
O presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, Dr. Sidnei Martins de Oliveira, destaca: “Como administradores do Grupo Santa Casa, trabalhamos para realizar uma gestão que viabilize da melhor forma o funcionamento integral de todas as áreas das unidades hospitalares. E o Centro de Reabilitação é um dos pilares indispensáveis para a recuperação dos pacientes, devolvendo não apenas movimentos, mas também equilíbrio emocional, esperança e dignidade. Em nome de nossa diretoria parabenizo os profissionais da nossa equipe multidisciplinar especializada da Reabilitação, que apresenta resultados comprovados e continua transformando vidas, com um passo por vez, com uma melhoria contínua da qualidade e tratamentos com cada vez mais excelência”, concluiu.
Grupo Santa Casa de Franca – cuidando com excelência, humanização e compromisso.
Hospital do Câncer
Grupo Santa Casa de Franca