/Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: musical ‘Clara Nunes – A tal guerreira de Jorge Farjalla’

Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: musical ‘Clara Nunes – A tal guerreira de Jorge Farjalla’

  • O espetáculo chega ao Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, trazendo Emanuelle Araújo como Clara Nunes. – (Foto: Flávia Canavarro)

Clara Nunes, uma das maiores cantoras do Brasil, tem seu legado resgatado neste musical que revisita aspectos da liberdade artística, religiosa e poética da artista, transformando sua obra e sua vida em uma verdadeira celebração à brasilidade.

Após curtíssima temporada em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, espetáculo fica em cartaz em São Paulo (Teatro Sérgio Cardoso), nos dias 10, 11 e 12 de outubro. Com grande histórico de fomento à cultura, a Petrobras encabeça mais uma temporada do espetáculo que homenageia esse grande ícone da música brasileira. O papel-título é de Emanuelle Araújo.

Após ser assistido mais de 64 mil pessoas em São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o musical Clara Nunes – A Tal Guerreira retorna a capital paulista para curtíssima temporada no Teatro Sérgio Cardoso, espaço da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), dias 10, 11 e 12 de outubro.

Nesta temporada, Vanessa da Mata (uma das idealizadoras do projeto), abre alas e passa o bastão para que Emanuelle Araújo possa ter a honra de interpretar e homenagear esta grandiosa musicista brasileira.

“Minha admiração por Clara Nunes é imensa. Todas as vezes que estive próxima a sua energia em outros trabalhos me emocionei muito. Receber esse convite me trouxe muita alegria. Protagonizar este lindo musical absolutamente brasileiro que reverencia uma das maiores cantoras de todos os tempos é um chamado e tanto. Agora é dedicação total”, declara Emanuelle.

Com direção e encenação de Jorge Farjalla, texto de André Magalhães e Jorge Farjalla, Clara Nunes – A Tal Guerreira traz aos palcos aspectos da vida da artista que passam por suas raízes em Minas Gerais; seu encontro com o sincretismo religioso do Brasil (o candomblé, a umbanda e o catolicismo); seus amores; e sua música, que flutua por diversos ritmos brasileiros, inclusive, o samba de sua amada Portela. Tudo costurado por intermédio de sua parceira, e amiga confidente, Bibi Ferreira (Carol Costa).

“Construir e dirigir esse espetáculo é um dos maiores orgulhos de minha carreira. Eu, junto de meu parceiro André Magalhães, fizemos uma vasta pesquisa em toda a carreira de Clara Nunes. Sua carreira fonográfica e cênica são, sem dúvida alguma, riquíssimas. Durante esse processo, tivemos a ideia de compor suas letras e músicas geniais de uma forma diferente da tradicional do teatro musical. No espetáculo, elas são inseridas de duas maneiras: como momentos solos e únicos, mais tradicionais do gênero teatral, mas também como trechos específicos, compondo diálogos e cenas”, contou Jorge Farjalla.

Clara Nunes – A Tal Guerreira fez duas temporadas de sucesso em São Paulo: a primeira no Teatro Bravos e a segunda no Teatro Renault, sendo também o primeiro musical original brasileiro a se apresentar no espaço. Em seguida, também se apresentou no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e no Grande Teatro Cemig – Palácio das Artes, no Rio de Janeiro. O espetáculo recebeu sete indicações ao Prêmio DID – e ganhou em duas categorias (Atriz Coadjuvante – para Carol Costa, e Melhor Musical Brasileiro). Aliás, Emanuelle e Carol repetem uma dobradinha de sucesso, quando protagonizaram juntas o musical Chicago (2022) no Teatro Santander.

O Musical Clara Nunes – A Tal Guerreira é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras. A Petrobras acredita na cultura como força transformadora da sociedade e agente impulsionador do desenvolvimento, algo que vem fazendo de forma contínua, incentivando as mais diversas ações, há mais de 40 anos por meio de seu programa Petrobras Cultural.

A realização é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi, Solo Entretenimento, de Daniella Griesi e da Sevenx Produções Artísticas, de Felipe Heráclito Lima. A peça também conta com patrocínio da Algar.

Acompanhe o musical no Instagram: @claranunesmusical

SERVIÇO | CLARA NUNES – A TAL GUERREIRA
Datas: 10, 11 e 12 de outubro. Sexta-feira, 20h; sábado e domingo, às 16h e 20h
Ingressos: Entre R$ 25,00 e R$ 300,00 | Sympla
Link: https://bileto.sympla.com.br/event/110434/d/337544
Local: Teatro Sérgio Cardoso | Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP
Capacidade: 827 lugares (623 na Platéia e 204 no Balcão)

Duração: 120 minutos (sem intervalo)
Classificação etária: 12 anos

O Teatro possui acessibilidade e ar-condicionado