- Iniciativa visa conscientizar o eleitor sobre a importância de se escolher candidatos de Franca para Alesp e Câmara Federal. – (Divulgação/Acif)
O projeto “Franca Tem Voz”, que busca conscientizar os eleitores sobre a importância de escolher representantes de Franca para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e para a Câmara Federal, foi apresentado a representantes do GRMI (Grupo Regional de Mestres Instalados) de Franca e região, na manhã do último sábado, 11. O encontro foi conduzido pelo presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Fernando Rached Jorge. Além da ACIF, realizam o projeto a Unimed Franca, Cocapec, GCN e Rádio Difusora.
“Há mais de dez anos, Franca não tem representantes na Câmara Federal e conta com apenas dois deputados estaduais, o que enfraquece a representatividade regional”, destaca Fernando. “O ‘Franca Tem Voz’ surge para mudar esse quadro, estimulando a união das lideranças e a consciência do eleitor sobre a importância de escolher candidatos comprometidos com a cidade e com o desenvolvimento de toda a região”, afirma.
“Essa é uma iniciativa extremamente importante. Estamos sem representantes na Câmara Federal há muitos anos e temos potencial para eleger mais deputados estaduais. Franca e região perdem muito sem esses representantes. O ‘Franca Tem Voz’ vem para mudar esse cenário, e a união de todos é fundamental para isso”, disse Adecliex Neuber Queiroz da Silva, presidente do GRMI.
O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, também participou da reunião e reforçou seu apoio à iniciativa e ao movimento que busca eleger mais representantes para Franca e região.
O projeto “Franca Tem Voz” conta com um cronograma de ações que serão realizadas até outubro de 2026, abrangendo desde diálogos com o público estudantil até a produção de um documentário sobre a importância da representatividade política, além de entrevistas com lideranças locais e sabatinas com candidatos.
A iniciativa é apartidária e conta com o apoio da OAB-Franca, CDL, Uni-Facef, Sebrae, Ciesp, Franca Basquete, Unifran, Magazine Luiza, Conselho de Mestres da Maçonaria e Rádio Marcelo Valim.
Seja parte deste movimento
Para acompanhar todas as ações do “Franca Tem Voz”, siga o projeto no Instagram (@francatemvoz), compartilhe os conteúdos e deixe sua opinião nos comentários e mensagens diretas.