- A estimativa é de que o incremento nas vendas do varejo possa chegar a 30% no período, em razão do recurso. – (Foto: Divulgação/Acif)
O pagamento do 13º salário deve movimentar R$ 325 milhões na economia de Franca até o fim de 2025, segundo projeção do IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca). O valor, proveniente dos trabalhadores formais, deve impulsionar especialmente o comércio varejista, que tradicionalmente registra suas maiores vendas no período de Black Friday e Natal.
“O fluxo de consumidores deve aumentar nos centros comerciais da cidade conforme as parcelas forem liberadas, estimulando setores como vestuário, calçados, eletrônicos, alimentação e serviços”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Rodrigo Souza. “A estima é de que o incremento nas vendas do varejo possa chegar a 30% no período, impulsionado pela circulação extra de recursos”, diz.
A primeira parcela do pagamento do 13º salário deve ser feita até 28 de novembro, data da Black Friday, enquanto a segunda deve ser paga até 19 de dezembro, às vésperas do Natal.
Horário especial do comércio deve contribuir para o movimento das datas
A fim de incentivar o consumo no comércio local, os estabelecimentos atuarão em horário estendido nesta Black Friday e durante o mês de dezembro. Na sexta-feira do dia 28 de novembro, Black, as lojas atenderão das 9h às 22h. Já na segunda-feira, dia 1º de dezembro, terá início o horário especial de Natal que, neste ano, seguirá da seguinte forma, até o dia 23:
• De segunda a sexta-feira: das 9h às 22h (exceto em 08/12 – feriado pelo Dia da Padroeira de Franca, quando o comércio permanecerá fechado);
• Aos sábados: das 9h às 18h;
• Aos domingos: das 10h às 18h.
No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o comércio atenderá das 9h às 18h e permanecerá fechado no feriado do dia 25. O expediente será retomado no dia 26 de dezembro, entre o meio-dia e 18h.
Metodologia da projeção
Os valores foram projetados com base em dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Relação Anual de Informações Sociais), sendo devidamente tratados e fragmentados para realização da análise do IE-ACIF. Ao utilizar o presente levantamento, a fonte do estudo deve ser creditada ao seu realizador: IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca).










