- Maria Luiza Junqueira Donadelli e Jorge Donadelli. – (Foto: Divulgação)
A família Donadelli, muito conhecida e querida em Franca, acaba de transformar memórias afetivas, sabores marcantes e quase um século de tradição em uma obra emocionante: “Com açúcar, com afeto (e uma pitada de sal)”, livro que celebra o legado culinário e humano de Maria Luiza Junqueira Donadelli, figura central na vida da família e referência de amor, acolhimento e generosidade para todos que a conheceram.
O primeiro lançamento será realizado em São Paulo, no dia 24 de novembro, e logo em seguida a família prepara um evento especial em Franca, cidade natal e berço das principais memórias afetivas que inspiraram a obra.
Um livro que nasce da história de uma família francana que sempre colocou o afeto à mesa
Idealizado por seu marido, Jorge Donadelli, junto aos filhos Sabina, Carol e Jorgito, o livro foi organizado pela nutricionista Sabina Donadelli, que assumiu a missão de preservar intactos os sabores e a alma da culinária da mãe.
A obra ganhou significado ainda mais profundo após o falecimento de Maria Luiza, ocorrido recentemente. O livro agora se torna não apenas um registro culinário, mas uma homenagem à vida, à memória e aos laços que a matriarca construiu ao longo de décadas — muitos deles iniciados e fortalecidos em Franca.
“A cozinha da mamãe sempre foi o coração da casa. Organizar este livro foi eternizar o sabor, o cuidado e o amor que ela nos ensinou. É a forma que encontramos de manter sua presença viva em cada receita”, conta Sabina.
Receitas da tradição francana, lembranças de família e uma herança que atravessa gerações
Muito além de um livro de receitas, a obra reúne histórias, rituais e momentos vividos na tradicional cozinha de Maria Luiza — onde nasciam os pães de fim de semana, os salgados dos encontros da família e os doces que marcaram a infância de filhos, netos e amigos.
Sabina converteu antigas medidas para padrões contemporâneos (“um pires de manteiga”, “uma lata de leite”), mas sem alterar ingredientes, modos de preparo ou o legado culinário que toda a família e muitos amigos francanos conhecem bem.
O livro conta com prefácios da jornalista e escritora Sônia Machiavelli e de José Luiz Alvim Borges, presidente da Academia Brasileira de Gastronomia, além de textos emocionantes escritos por Jorge, Carol, Jorgito, Emerson Drigo e Rodrigo.










