- Modalidade será permitida a partir deste sábado, 6, conforme decreto 11.190, de 5 de fevereiro de 2021; bares, restaurantes, academias, salões de beleza e escritórios também poderão funcionar mediante cumprimento de medidas sanitárias. – (Imagem: Ilustrativa/Divulgação)
Em reunião ocorrida na tarde de ontem, 5 de fevereiro, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) apresentou ao Município de Franca uma proposta de reativação da modalidade take-away na cidade. O pedido foi acolhido pelo prefeito Alexandre Ferreira após a ativação de 15 leitos de UTI na Santa Casa de Franca e tem o objetivo de socorrer o comércio local que, de acordo com projeções do IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca), amargou perda R$ 75 milhões durante os últimos 15 dias de atividades suspensas pela fase vermelha do Plano São Paulo.
Além da liberação do take-away, no encontro foram reafirmadas as medidas e protocolos sanitários previstos no Plano São Paulo: limitação de público, distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e higienização constante de mãos e superfícies serão necessárias.
“Muitas empresas não se sustentariam abertas com mais 15 dias de restrição extrema. Para que possamos avançar de forma segura, reforço nosso pedido à população para que não se aglomere, use a máscara e mantenha o distanciamento social. Manter bons indicadores de Saúde é o que vai garantir a preservação de vidas e a manutenção de empresas e empregos”, disse o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.
Confira como ficará o funcionamento dos estabelecimentos a partir deste sábado, 6 de fevereiro:
Academias
Horário: livre
Ocupação: 15% da capacidade de público
Bares/Restaurantes
Horário: fixado horário de fechamento para até as 22hs
Ocupação: 40% da capacidade de público
Comércio
Horário: das 9h às 18h, de segunda a sexta / das 9h às 15h, aos sábados
Permitido somente nos sistemas drive-tru e take-away (com barreira física para impedir o acesso, restrição de degustação de alimentos e experimentação de peças e agendamento prévio, se necessário, para verificação da mercadoria)
Shoppings
Horário: das 10 às 22h, de segunda a sábado / das 12 às 22h, aos domingos
Ocupação: 30% da capacidade de público
Praça de alimentação
Horário: das 10 às 22h, de segunda a sábado / das 12 às 22h, aos domingos
Ocupação: 40% da capacidade de público
Salões de beleza e barbearias
Horário: livre
Atendimento mediante agendamento de horário
Escritórios, imobiliárias e demais prestadores de serviço
Horário: livre
Atendimento mediante agendamento de horário