/Allan Kardec realiza 2º Pedágio para arrecadar ‘lixo’ eletrônico no dia 16 de julho

Allan Kardec realiza 2º Pedágio para arrecadar ‘lixo’ eletrônico no dia 16 de julho

  • (Fotos: Divulgação)

A Fundação Allan Kardec promove no dia 16 de julho, próximo sábado, o 2º Pedágio de Eletrônicos. Os aparelhos doados serão destinados ao projeto Oficinas Inspiração para serem desmontados e encaminhados para reciclagem. A população e empresas podem contribuir com a doação de aparelhos sem uso ou danificados.

O pedágio será das 8h ao meio-dia, na porta da Fundação Allan Kardec (Rua José Marques Garcia, nº 675, Bairro Cidade Nova) e, para comodidade das pessoas que doarem, não é preciso nem descer do carro.

“Basta parar o carro, abrir o porta-malas que nós recolhemos tudo. Podem ser doados CPUs, teclados de computador, alto falante, antenas, aparelhos de ar condicionado, aparelhos de som, barbeadores, bebedouros, calculadoras, tudo que for eletrônico, funcionando ou estragado”, afirma a terapeuta ocupacional Renata Reis Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração.

Na Oficina de Reciclagem de Eletrônicos, depois de desmontadas, as peças separadas são vendidas para empresas especializadas em remanufatura desse tipo de material. A renda obtida com a venda é dividida entre os 20 oficineiros participantes do projeto atualmente.

Colaboração

Além de colaborar com a inclusão social e a oportunidade de trabalho e renda para quem está em tratamento na área de Saúde Mental, ao doar o “lixo” eletrônico, as pessoas contribuem com a preservação do meio ambiente.

“São objetos que não podem ser descartados em lixo comum, então a gente dá a destinação correta, inclusive a empresa para a qual a gente revende, nos dá a certificação do destino adequado desses equipamentos.”

Na Oficina de Eletrônicos, circulam em média 2,5 toneladas de aparelhos todos os meses.

A Fundação Allan Kardec realizou no dia 12 de março deste ano o 1º Pedágio de Eletrônicos e arrecadou 5 toneladas. A expectativa é superar essa quantidade na segunda edição. “Contamos com a ajuda da população”.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Oficina de Reciclagem de Eletrônicos (rua Capitão Anselmo, nº 1140, Cidade Nova), na recepção da Fundação Allan Kardec ou pelo Whats App (16) 99969-0648.