/APAE de Franca apresenta nova diretoria para o triênio 2023/2025 e comemora 53 anos de história

APAE de Franca apresenta nova diretoria para o triênio 2023/2025 e comemora 53 anos de história

  • Toni Salloum Filho, permanece no cargo de vice-presidente, ao lado do empresário Paulo Henrique Ferreira, atual presidente da instituição. – (Foto: Divulgação)

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca abre suas portas hoje, terça-feira (24), para receber autoridades, empresários, atendidos e familiares, além da imprensa, para apresentação da nova diretoria, eleita para o triênio 2023-2025.

O encontro será duplamente festivo, pois acontecerá no dia 24 de janeiro, data em que a APAE completa 53 anos de história. A trajetória de mais de meio século da instituição é pautada pela seriedade, responsabilidade e oferta de serviços de excelência para as pessoas com deficiência e seus familiares em três áreas: Assistência Social, Educação e Saúde.

A cerimônia desta terça-feira fará a apresentação dos membros da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Procuradoria Jurídica e Autodefensores.

O empresário Paulo Henrique Ferreira é o atual presidente da instituição, ao lado de Toni Salloum Filho, que permanece no cargo de vice-presidente. Agenor Gado deixou a presidência após dois mandatos – seis anos -, mas continua como diretor social. Paulo Henrique já integrava a diretoria e afirmou que dará continuidade ao planejamento da gestão anterior e terá o trabalho ancorado na transparência e seriedade.

É isso que nos traz a confiabilidade que conquistamos. Essa sobrevivência de 53 anos da APAE é fruto do compromisso que temos com Franca e região, são 12 municípios que atendemos hoje nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. Além das 1.200 pessoas atendidas, a APAE realiza mais de 20 mil procedimentos por mês, é um trabalho muito importante”, destacou Paulo Henrique.

A História da APAE

A fundação da APAE-Franca é fruto de uma iniciativa de Clubes de Serviços – Rotary Club Franca, Lions de Franca e Loja Maçônica -, que, preocupados com a problemática da pessoa com deficiência, decidiram se reunir para a implantação da associação no município.

As tratativas para instalar a APAE na cidade começaram no fim da década de 1960. A assembleia oficial de fundação ocorreu no dia 24 de janeiro de 1970, e foi presidida pelo senhor Wilson Fonseca, que era membro do Rotary Centro. Na solenidade, suas palavras anteciparam a importância que a instituição alcançaria. “Tudo faz crer que a APAE de Franca será em breve uma instituição vitoriosa, capaz de prestar inestimável colaboração ao equacionamento do problema dos excepcionais em nossa cidade”.

A primeira diretoria foi eleita em 20 de novembro de 1970, mesma data em que foi aprovado o estatuto. O primeiro convênio com a Prefeitura de Franca, através do Departamento de Educação e Cultura, para a promoção e execução dos programas e planos de ensino foi firmado em agosto de 1972. Os atendimentos eram realizados em casas emprestadas por famílias da cidade.

Em outubro de 1973, o prefeito Dr. Hélio Palermo, autoriza a doação pelo município de um terreno de 29.840 m², localizado na Avenida Dom Pedro I, no Jardim Petráglia, para a construção da sede. As obras tiveram início no ano seguinte, com terraplanagem na área e construção do primeiro bloco de atendimento. Somente em 1977, a APAE se mudou para a sua sede própria, na gestão do então presidente Wéber Dráuzio David. Anterior a essa data, a instituição teve como sede um prédio na Vila Nova.

O Aniversário
Para comemorar o aniversário de 53 anos de fundação da APAE, o setor da Assistência Social promoverá uma festa, com bolo e uma roda de conversa com os usuários para contar a história da instituição. “Confeccionamos um painel com fotos narrando a trajetória da APAE e alguns coletivos fizeram a decoração do espaço para o dia da festa. Nosso objetivo é ressaltar a importância da instituição no atendimento à pessoa com deficiência e comemorar nossa trajetória de 53 anos de conquistas e avanços”, afirmou Cleonice Cunha Barbosa, coordenadora do Centro Dia. Devem estar presentes cerca de 70 pessoas, entre atendidos, colaboradores e a diretoria.