/APAE de Franca inicia ano letivo com mais de 500 alunos matriculados

APAE de Franca inicia ano letivo com mais de 500 alunos matriculados

  • Instituição promoverá capacitação das equipes da Escola Especial, com profissionais de instituições como USP e UFSCar. – (Foto: Divulgação)

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca iniciou na última semana o ano letivo de 2023 na Escola de Educação Especial “João Maria Vianney”. Mais de 500 alunos estão voltando às aulas, matriculados desde a Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental. Cerca de 60 profissionais da instituição, da área da educação, estão preparados para atendê-los.

A Diretora Escolar Maria Georgina Tonello – Gina -, afirmou que o foco neste momento é o acolhimento dos alunos, que após o período de férias necessitam de um processo de readaptação e estabelecimento de vínculos.

O início do ano também é dedicado à realização das avaliações pedagógicas dos alunos pelos profissionais, para que possam delinear o PEI (Plano de Ensino Individualizado), que contempla todas as adaptações necessárias para que os estudantes possam executar as atividades propostas.

Segundo a diretora Gina, como não há um currículo específico para a Educação Especial, o trabalho pedagógico na APAE é referenciado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e no Currículo Paulista. “Trabalhamos com as disciplinas básicas – história, geografia, ciências, matemática e português -, de forma simplificada e apropriada ao nível cognitivo dos educandos, além de educação física, artes e música”, destacou a diretora.

Com o investimento contínuo na capacitação dos colaboradores, busca por aprimoramento e manutenção do trabalho de excelência, a APAE promoverá a formação continuada das equipes da Escola Especial, com profissionais de instituições renomadas do país, como USP, UFSCar e Pestalozzi.

A APAE de Franca completou 53 anos no último dia 24 de janeiro e é reconhecida por atender a população de Franca e mais 12 municípios da região nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, atuando também em Artes e Esportes.