/Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca completa 18 anos

Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca completa 18 anos

  • Profissionais integrantes da equipe multidisciplinar do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca. – (Foto: Divulgação)

Unidade é referência em Franca e região – salvando vidas de bebês prematuros e de baixo peso – além de auxiliar as mães com o processo de amamentação

Inaugurado em abril de 2005, com a presença da Coordenadora de Programa Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Sonia Maria Salviano Matos de Alencar, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca já atingiu até hoje a impressionante marca de 11.150 litros de leite coletados durante esses 18 anos de existência. O resultado é mais admirável ainda quando pensamos que bebês são salvos com pequenas doses administradas em mililitros (ml) várias vezes ao dia, ou seja, um litro de leite pode salvar a vida de várias crianças ao mesmo tempo.

Bomba para retirada do leite da mãe doadora.

Responsável pelas atividades de coleta, processamento, estocagem e distribuição gratuita do leite humano, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca também apoia, incentiva e promove o aleitamento materno, orientando as mães que têm dificuldade de amamentar (fissura, ingurgitamento, pouco leite, etc…) combatendo assim o desmame precoce; por isso, a Santa Casa de Franca também é referenciada pelo título de Hospital Amigo da Mãe e da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde para instituições que incentivam o aleitamento materno, o contato pele-a-pele entre e a mãe e seu bebê, entre vários outros protocolos com foco na qualidade de vida e promoção da saúde para a mãe e bebê.

Desde sua inauguração, a estrutura do Banco de Leite da Santa Casa conta com uma grande equipe multidisciplinar especializada que inclui nutricionistas, psicólogas, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogas, assistente social e secretária administrativa, proporcionando total apoio às mães, transmitindo conhecimentos sobre cuidados com a saúde da mãe e do bebê para garantir a ideal produção de leite e a amamentação satisfatória – para suprir as necessidades nutricionais dos bebês. Todos esses profissionais são altamente especializados no atendimento às mães, capacitados a instruí-las e apoiá-las durante toda a etapa de amamentação e doação do excedente de seu leite, que irá salvar vidas de outros bebês prematuros e de baixo peso. A mãe doadora de leite também se beneficia com a doação; ela alivia os sintomas da mama cheia, ajudando a manter a produção de leite humano para o seu próprio bebê, protegendo sua mama de problemas como ingurgitamento mamário e mastite e aumentando a autoestima da mulher por auxiliar outras mães e crianças numa verdadeira rede de amor e solidariedade.

Envase do leite para pasteurização; uma das etapas do processo completo de tratamento do leite doado, que garante total qualidade e segurança para o produto final.

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca classificações “Ouro” por excelência na qualidade dos processos, desde o atendimento com instrução às mães até a coleta, tratamento, armazenamento e dispensação do leite materno. Todo esse processo envolve a coleta, exames biológicos do leite, pasteurização e estocagem do leite, garantindo uma completa qualidade e segurança do produto final, que será administrado para a nutrição dos bebês. Todo esse empenho e profissionalismo já gerou números impactantes, como por exemplo mais de 161 mil mãe atendidas, mais de 11 mil litros de leite coletados e o mais importante: quase 9 mil bebês que tiveram suas vidas salvas por esse importante dispositivo de apoio de saúde oferecido pela Santa Casa de Franca!

A Santa Casa de Franca agradece o apoio e envolvimento da população de Franca e região, pois o sucesso dessa estrutura depende fundamentalmente dessa consciência coletiva sobre a importância de salvar vidas!

O BANCO DE LEITE DA SANTA CASA DE FRANCA PRECISA DE DOAÇÕES!
Ligue: (16) 3711-4121
Fale para seus familiares.
Vamos juntos salvar muitos bebês!