/Biblioteca da Estação, em Franca, está de casa nova

Biblioteca da Estação, em Franca, está de casa nova

  • (Foto: Divulgação)

A Biblioteca Sucursal da Estação ‘Olegário Ferreira’ a partir dessa semana está de casa nova, em instalações mais amplas e que passaram por uma completa readequação organizada pela Secretaria de Planejamento Urbano. Embora fechada para o recebimento de consulentes em virtude das medidas de proteção contra a pandemia, recebeu espaços para atividades infantis e terá funcionando em seu espaço o Acessa SP, serviços de informática à comunidade com um conjunto de computadores.

O “Prof. Olegário Ferreira” foi um personagem com sua vida dedicada à educação e a Biblioteca foi inaugurada no dia 25 de novembro de 2003 no prédio da Estação Fepasa, na rua Frei Germano, 2095. Nessa semana foi transferida para o mesmo prédio no número 2039, da mesma rua, onde até recentemente funcionou o antigo Cartório Eleitoral.

O local passou por readequações mediante uma reforma que contou com o projeto idealizado pela Arquiteta Roberta da Secretaria de Planejamento e buscou atender as necessidades do setor. Foi solicitada a criação do espaço infantojuvenil que possibilitará o recebimento de visitações de grupos de alunos de escolas públicas e privadas, além da comunidade em geral. No mesmo local estará sendo reativado o Centro de Inclusão Digital com internet gratuita, leituras de jornais e revistas, livros literários, de vestibular e de lazer, dentre outros.

Na avaliação da bibliotecária Clemência de Andrade, responsável pelas duas Bibliotecas Municipais, do centro que está instalada no Champagnat e Estação, esse novo espaço ficou bem amplo é arejado com bancadas de estudo individual é coletiva. Ainda segundo ela, voltará o atendimento do público assim que houver autorização mediante Decreto com todos os protocolos exigidos. Desde o início da pandemia em março de 2020 as Bibliotecas Municipais estão fechadas para atendimento do público

Parte da equipe encontra-se em teletrabalho é outros trabalhando presencialmente.

O horário de funcionamento antes da pandemia era de segunda a sexta-feira de 8 h às 18 h é aos sábados de 8 h às 12 h. O acervo atualmente é composto por 18.025 livros tombados, mas ressalta a bibliotecária que a pandemia levou a reinvenção de atividades. Disse ter participado de um edital da ONG Recode e Franca foi selecionada, onde a equipe passou a oferecer cursos gratuitos de tecnologia de forma online, com certificado da Microsoft.