- (Foto: Divulgação/Ilustrativa)
As Bibliotecas Municipais de Franca, a Central, instalada no Colégio Champagnat e a Sucursal, na Estação (antigo prédio da Mogiana) estão retomando as atividades mediante agendamentos. Essa retomava teve início nesta segunda-feira, 26, seguindo os protocolos sanitários exigidos pelo Plano São Paulo e Decreto Municipal nº 11.241.
A reabertura será gradual e, por enquanto, a medida permite que os serviços de empréstimos e devolução de livros sejam feitos, preferencialmente, por meio de agendamentos realizados pelos telefones 3711-9323 / 3711-9229 (Central) ou 3723-5507 (Sucursal), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sendo que o atendimento presencial será agendado para o período de 11h às 15h, sendo restritos à entrada nas bibliotecas, com o uso obrigatório de máscara.
Os livros emprestados antes da pandemia e que não conseguiram ser devolvidos antes pelos leitores, poderão agora retornar ao acervo e antes passarão pelo período de quarentena de sete dias, em seguida, limpeza e higienização para depois serem recolocados nas estantes do acervo. Somente para as devoluções não será necessário realizar agendamento, mas para realizar devoluções com novos empréstimos, a direção solicita o agendamento para que a equipe deixe o livro reservado, evitando demora no atendimento presencial.
A biblioteca informa aos leitores que não será aplicada multa de devoluções fora do prazo, cujos empréstimos ocorreram antes ou durante a pandemia.
O acesso aos acervos de consulta, espaço de estudos coletivos e individuais, Sala de Inclusão Digital, Brinquedoteca, Gibiteca, Setor Infantojuvenil permanecem fechados e serão reabertos ao público de forma parcial e gradativa, visando o devido cuidado para garantir a segurança e saúde de todos. Para saber se o livro, que o leitor precisa está disponível nos acervos das bibliotecas da Prefeitura, basta acessar: www.franca.sp.gov.br/pmf-bibliotecário ou ligar para a biblioteca, agendando a reserva.
Devido ao estado de emergência para evitar a transmissão da COVID-19, o recebimento de doações está suspenso. Assim que for possível de maneira segura, será retomado, garantindo a saúde e segurança do público e funcionários.