Lançada pela BlueTrade, escritório da XP Investimentos, a campanha reverteu o valor em produtos e beneficiou instituições de Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas. – (Foto: Divulgação)
Em meio a um dos maiores desafios sanitários de todos os tempos, os lares para idosos viram as doações despencarem durante a pandemia do Covid-19. As contribuições de doadores são fundamentais para realizar o trabalho de acolhimento e cuidados com esse público que tem sido um dos mais vulneráveis e afetados pela doença.
Para ajudar a amenizar essa situação, a BlueTrade realizou uma campanha de arrecadação para atender lares de idosos das cidades onde atua: Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas. A Campanha “Ajuda que Transforma” foi desenvolvida totalmente on-line e teve doação inicial de R$ 30 mil da própria BlueTrade, a terceira maior operação da XP Investimentos no Brasil.
De julho a outubro a empresa fez um trabalho intenso de divulgação estimulando seus colabores e clientes a doarem o quanto desejaram, sem limite mínimo e nem máximo, podendo fazê-lo, inclusive, anonimamente.
O valor alcançado foi de quase R$ 70 mil, revertidos em cerca de 5 mil produtos. As doações aconteceram em duas etapas e beneficiaram as seguintes instituições:
Franca (SP) – Lar Ofélia
Patos de Minas (MG) – Lar Vicentino Padre Alaor
Ribeirão Preto (SP) – Casa do Vovô
São José do Rio Preto (SP) – Asilo Schimidt
Uberaba (MG) – Associação de Amparo ao idoso Flor da Idade –
Uberlândia (MG) – Lar André Luiz
Ajuda que Transforma
O Lar de Ofélia, de Franca, recebeu a primeira doação no dia 28 de agosto. Foram entregues mais de mil itens indicados pelo próprio lar, entre eles produtos alimentícios como café, biscoitos, farinha de aveia e leite, além de produtos de higiene como sabonete, papel higiênico, loção hidratante, e de limpeza como sabão e água sanitária, e fraldas.
O Lar André Luiz, de Uberlândia, recebeu, no dia 28 de agosto, a doação de mais de mil produtos diversos. Dentre os itens doados estão produtos alimentícios como leite, arroz, feijão e óleo, além de produtos de higiene como creme dental e sabonete, e de limpeza como desinfetante e detergente, e fraldas.
Leite e arroz, além de produtos de higiene como shampoo e condicionador, e de limpeza como desinfetante e detergente foram os produtos solicitados pelo Lar Vicentino Padre Alaor, de Patos de Minas. A entrega foi feita no dia 31 de agosto, com cerca de 300 produtos no total.
A Casa do Vovô, de Ribeirão Preto, recebeu, no dia 9 de setembro, mais de 200 unidades de hidratante corporal e 70 aparadores de barba. A Associação de Amparo ao Idoso Flor da Idade, de Uberaba, recebeu, no dia 4 de setembro, os produtos que mais necessitava, nebulizadores e lençóis, além de alimentos como café e leite, de higiene como aparadores de barba, e de limpeza como desinfetante.
O Asilo Schimidt, de São José do Rio Preto, conseguiu com a doação, entregue no dia 17 de setembro, resolver um problema antigo da falta de carrinhos de lavanderia, sete foram doados, além de quase uma centena de dispensers para álcool gel.
A Campanha “Ajuda que Transforma” foi encerrada no dia 9 de outubro e o saldo residual, cerca de R$ 15 mil, será transformado em itens escolhidos pelas instituições. A iniciativa tocou fundo em todos os colaboradores da Blue Trade, por isso ela continua, agora com novos propósitos.
“A intenção é que ao final da pandemia todos possam dedicar algumas horas por semana para visitar esses lares, verificar suas necessidades e dedicar aos idosos um pouco de atenção e carinho. A empatia é um sentimento que se pratica, as doações foram apenas o início de um trabalho”, afirma Wagner Vieira, sócio fundador da BlueTrade.