/Cangoma promove Grito de Carnaval nesta sexta-feira em Franca

Cangoma promove Grito de Carnaval nesta sexta-feira em Franca

Bloco Cangoma - Apresentação Carnaval 2017 - Franca SP Foto Marcos Limonti (3)

O Bloco Cangoma sairá às ruas hoje, sexta-feira, dia 15, para o tradicional Grito de Carnaval em Franca. Percussionistas e dançarinas convidam a população para acompanhar o ritmo do maracatu nas principais vias do Centro da cidade. O cortejo é um chamado para o Carnaval e marca o encerramento das atividades de 2017 promovidas pelo Centro Cultural Cangoma.

Bloco Cangoma - Apresentação Carnaval 2017 - Franca SP Foto Marcos Limonti (2)

A concentração será às 18h30, na Praça Nossa Senhora da Conceição, com saída da Concha Acústica. O trajeto seguirá pela Praça Barão, Ruas do Comércio e Simão Caleiro até a Associação Atlética Francana, onde estará sendo realizado o Cult Beer, que terá, entre outras atrações, o show dos Grupos Cangoma e Balaio. No repertório, muito samba-reggae, samba e as tradicionais marchinhas. A entrada no evento é gratuita. “É um momento para comemorarmos os trabalhos deste ano e darmos a largada para o Carnaval oficial de 2018. Além do Bloco Cangoma, teremos a participação dos Pequenos Batuqueiros, que fazem parte do Bloquinho, de outros alunos do Centro Cultural e das pessoas que gostam das músicas e apreciam esse resgate da cultura popular brasileira”, afirma Pedro Fonseca, fundador do Cangoma ao lado da esposa, Priscila De Col.

O tradicional Carnaval promovido pelo Cangoma, com o Baile à Fantasia e o Cortejo nas ruas, está garantido para 2018 e deve ter novidades. “Estamos organizando para realizar o Carnaval de Rua em dois dias no ano que vem, na segunda-feira e no domingo também”, disse Pedro. Neste ano, o Carnaval de Rua do Bloco Cangoma registrou público recorde. Atraiu mais de cinco mil pessoas.

Bloco Cangoma - Apresentação Carnaval 2017 - Franca SP Foto Marcos Limonti (1)

Histórico

O Centro Cultural Cangoma nasceu em Franca em 2006, fundado pelo casal Pedro Fonseca e Priscila De Col. O espaço tem como principais objetivos a pesquisa, prática e divulgação da Cultura Popular Brasileira. O Centro oferece diversas atividades, como cursos de música e dança, percussão, capoeira, entre outras.

 
Fotos: Marcos Limonti