/CAPSs de Franca celebram Semana da Luta Antimanicomial com atividades especiais

CAPSs de Franca celebram Semana da Luta Antimanicomial com atividades especiais

  • Com atividades diversificadas e envolventes, os CAPSs buscam promover a conscientização sobre a importância da inclusão e da liberdade para pessoas em tratamento psicossocial. – (Foto: Divulgação)

Os dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Franca, Florescer e Renascer, realizam uma série de ações para marcar a Semana do Dia da Luta Antimanicomial, celebrada no dia 18 de maio, na próxima quinta-feira. Com atividades diversificadas e envolventes, os CAPSs buscam promover a conscientização sobre a importância da inclusão e da liberdade para pessoas em tratamento psicossocial. As unidades são mantidas pela Prefeitura de Franca e geridas pela Fundação Allan Kardec.

O coordenador do CAPS AD III Renascer, o psicólogo Fernando Miguel, explica que a Semana da Luta Antimanicomial foi preparada pela equipe do Centro em conjunto com os pacientes, com objetivo de mostrar aos próprios usuários o quanto o movimento dessa luta é importante na história de seu tratamento.

“E fazer lembrar que eles e todo cidadão têm o direito fundamental à sua liberdade, e conviver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem ter que abrir mão de seu lugar de cidadão. Fora a suma importância de olhar para as mudanças da atenção às pessoas com sofrimento mental aos usuários de álcool e outras drogas”, completou Fernando Miguel.

No CAPS AD III Renascer, as atividades tiveram início na segunda-feira, 15, com uma Caminhada pela Liberdade, que ocorreu em dois horários: às 8h30 e às 13h30, com saída diretamente do Centro. Nesta terça-feira, 16, foi realizada a Oficina “Cantando Emoções” no Centro Pop, às 9h.

Já na quarta-feira, 17, às 19h, acontecerá o Grupo Comunitário de Saúde Mental, com o tema “Cuidando dos Cuidadores”, no próprio CAPS AD III Renascer.

A programação do CAPS AD III Renascer continua na quinta-feira, dia 18, com uma abertura especial acompanhada de café da manhã às 8h. Logo em seguida, às 9h, será exibido o vídeo “Luz, Câmera e Inclusão” e, às 9h30, haverá uma apresentação sobre o significado da Luta Antimanicomial. O destaque do dia será o teatro “O gênio da garrafa”, escrito por um usuário do próprio CAPS AD III Renascer. A programação será realizada internamente.

Na sexta-feira, dia 19, encerrando as atividades do CAPS AD III Renascer, será realizada a Oficina de Pintura Terapêutica no Centro Pop, às 9h.

Já no CAPS III Florescer, a programação começou também na segunda-feira, dia 15, com a abertura intitulada “O despertar: Um artista existe em mim!” às 9h, seguida pela Roda de Conversa “O que te faz bem?” às 14h. Nesta terça-feira, dia 16, às 9h, ocorreu uma nova Roda de Conversa e uma prática de meditação, e às 14h, o “Show do Milhão do CAPS – O que você sabe?”.

No dia 17, às 9h, será abordada a temática “Saúde Mental e Natureza”, seguida por “Em canto – Cantando e Encantando”, às 14h. No dia 18, às 9h, está programada uma Reunião de Equipe para debater estratégias de saúde mental com colaboradores.

No dia 19, o CAPS III Florescer promoverá a atividade “Falando de loucura através da Arte” às 9h, e às 14h será realizado o “Bailinho Loucos da Alegria”. Encerrando a programação, no dia 20, às 9h, acontecerá a Vivência “Meu processo de transformação”.

A coordenadora do CAPS Florescer, a psicóloga Eliane Matheus Bonfante, destacou a importância dessas atividades durante a Semana da Luta Antimanicomial. “São eventos comemorando, falando um pouco da arte, expressão artística, para trazer a percepção, a sensibilidade desse paciente que nós atendemos, para que se lembre que aqui é um momento de expressão, é um momento acolhimento”.

Os CAPSs

Em Franca, os dois CAPSs são mantidos pela Prefeitura de Franca, sob administração da Fundação Allan Kardec. Cada unidade conta com equipes multiprofissionais que atendem, em média, 100 pessoas diariamente.

O CAPS AD III (Álcool e outras Drogas) Renascer está instalado na Vila Santos Dumont e atende especificamente pessoas com dependência química. Já o CAPS Florescer, instalado no Parque dos Pinhais, presta atendimentos em casos de transtornos psíquicos graves, como esquizofrenia, transtorno de personalidade, transtorno bipolar e depressão grave, com ideação suicida.

Serviço:

CAPS AD III Renascer
Rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont
(16) 3703-7780

CAPS III Florescer
Rua da Concórdia, 4881, Parque dos Pinhais
(16) 3727-1785

PROGRAMAÇÃO:

CAP AD III Renascer

Dia 15
8h30 e 13h30- Caminhada pela Liberdade
Local: Saída CAPS AD III Renascer

Dia 16
9h- Oficina Cantando Emoções
Local: Centro Pop

Dia 17
19h- Grupo Comunitário de Saúde Mental: Cuidando dos Cuidadores
Local: CAPS AD III Renascer

Dia 18
8h- Abertura com café da manhã
9h- Vídeo: Luz, Câmera e Inclusão
9h30- Apresentação: Significado da Luta Antimanicomial
10h- Teatro O gênio da garrafa (escrito por usuário do CAPS AD III Renascer)
Local: CAPS AD III Renascer (evento interno)

Dia 19
9h- Oficina Pintura Terapêutica
Local: Centro Pop

CAPS III Florescer

Dia 15
9h- Abertura: O despertar: Um artista existe em mim!
14h- Roda de Conversa: O que te faz bem?

Dia 16
9h- Roda de Conversa: O que te faz bem? e Prática de Meditação
14h- Show do Milhão do CAPS – O que você sabe?

Dia 17
9h- Saúde Mental e Natureza
14h- Em canto – Cantando e Encantando

Dia 18
9h- Reunião de Equipe: Colaboradores em estratégias de saúde mental

Dia 19
9h- Falando de loucura através da Arte
14h- Bailinho Loucos da Alegria

Dia 20
9h- Vivência: Meu processo de transformação