Caminhada pelo Fim da Violência contra mulheres e Meninas
Em sua 7ª edição, a Caminhada pelo Fim da Violência contra mulheres e Meninas, organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, acontecerá no dia 1 de dezembro (próximo domingo), em várias cidades no Brasil e no exterior. Em Franca, a concentração será na Avenida Presidente Vargas, 1.300, em frente à EE João Marciano, a partir das 9 horas, com a presença de representantes de órgãos que atuam na defesa da mulher. E todas e todos estão convidados.
Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que não é possível assistir passivamente a casos de violência contra as mulheres, pois é um problema de toda a sociedade. “Nos engajamos fortemente nesta causa global, que diz respeito a todos nós, pois não podemos mais aceitar que uma mulher passe por uma situação de violência simplesmente pela sua condição de gênero. Por isso, já estamos na sétima edição da nossa Caminhada anual que visa chamar a atenção da sociedade civil para que possamos lutar e erradicar toda forma de violência contra mulheres e meninas”, afirma Luiza Helena.
ESTA COLUNA É PUBLICADA SEMPRE AOS DOMINGOS
(Fotos: Arquivo Pessoal/Facebook/Instagram/Divulgação)
Exposições na Biblioteca
Três exposições temáticas podem ser visitadas durante o final deste mês e em dezembro, na Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’, sobre animais e suas presenças na literatura; Consciência Negra e o aniversário de Franca que, neste 28 de novembro, completa 200 anos de emancipação política.
A primeira exposição “Cães e Gatos na Literatura” traz uma mostra literária de 14 livros sobre animais para ler e se emocionar. Alguns contam histórias trazendo a visão do próprio cão e felino, enquanto outros são como livros de autoajuda, que servem para entender melhor como lidar com seu bichinho de estimação.
A segunda marca o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, com a apresentação de uma mostra biográfica e literária de 10 autores negros, sendo eles: Machado de Assis; Carolina Maria de Jesus; Lima Barreto; Júlio Emílio Bráz; Conceição Evaristo; José Lourenço Alves; Carlos Assumpção; Paulo Lins; Toni Morrison e Joel Rufino dos Santos.
A terceira mostra ‘Franca 200 anos: História em Imagens’ apresenta a descrição da bandeira oficial e o hino da cidade, além da parte histórica sobre a ocupação do território, o crescimento populacional e apresenta várias gravuras de interesse para estudantes e pesquisadores, como o primeiro mapa localizando o município em 1805; a primeira gravura retratando a zona urbana de Franca; a elevação de Freguesia à Vila; a cafeicultura e a ferrovia que promoveram um grande desenvolvimento econômico regional e a indústria calçadista, surgimento e desenvolvimento. A exposição apresenta algumas curiosidades, como a de Franca como uma das oito cidades do interior paulista a ser servida pelo transporte de bondes por tração animal.
Unidade vinculada à FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), a Biblioteca é um espaço voltado a estimular o hábito da leitura e atrair novos leitores para conhecerem as opções disponíveis no acervo composto por 58.144 livros. Sediado no Colégio Champagnat, o local possui um espaço infantojuvenil, com gibiteca, brinquedoteca, uma área de estudos para adultos para leituras, pesquisas e internet gratuita.
As exposições poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Biblioteca localizada na avenida Champagnat, 1808, no Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9334/ 3711-9229.
Semáforo na Cidade Nova
A Prefeitura está instalando um conjunto de semáforos no cruzamento das ruas Santos Pereira e Frederico Moura, no bairro Cidade Nova. O local está recebendo o equipamento, tendo em vista a realização de um estudo técnico do Departamento de Trânsito, visando garantir mais segurança e fluidez ao trânsito do local. “O estudo apontou que a instalação de um semáforo seria o dispositivo mais eficiente para controlar o fluxo de veículos, trazendo desta forma mais segurança aos motoristas e pedestres”, disse Marcos Aurélio Passeti, secretário de Segurança em substituição.
Com este novo semáforo, cuja instalação deve ser concluída nesta sexta-feira e deverá entrar em operação na próxima semana, este ano já foram instaladas seis redes em diferentes pontos da cidade, sendo: avenida Wilson Sábio de Mello com Joaquim Speretta, avenida Paulo VI com Maria Martins de Araújo, rua General Osório com José de Alencar, avenida Nelson Nogueira com Alcina de Lima Oliveira e Nelson Nogueira com Anésio Basílio Santos.
Sinalização
Além da instalação do semáforo, o Departamento de Trânsito através da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) trabalha, diariamente, na pintura e reforço de sinalização por toda cidade, além da instalação e trocas de placas de trânsito.
Nesta semana, o trabalho foi feito em ruas do Jardim Vera Cruz, Residencial Moreira Júnior, Leporace e avenida Ismael Alonso y Alonso. O objetivo é tornar o trânsito cada vez mais seguro para motoristas e pedestres.
Plantio de árvores
Em comemoração aos 200 anos de Franca, a Secretaria de Meio Ambiente realizou na última sexcta-feira (22), o plantio de 200 mudas de Barbatimão, no Parque dos Trabalhadores. A árvore, típica do cerrado brasileiro, é símbolo de Franca, uma vez que a casca da planta produz uma tinta vermelha que, no passado, era utilizada no curtimento de couro. É uma espécie praticamente em extinção.
O Parque dos Trabalhadores, que foi totalmente revitalizado e entregue no ano passado para população francana, foi escolhido por conter uma área de cerrado preservada.
O plantio foi feito por 50 alunos de uma creche e escola da rede municipal de ensino, com a presença de autoridades municipais. “É importante para as crianças, porque é uma forma de conscientização ambiental. Imagina que elas vão voltar ao parque daqui 10, 15 anos e ver aquela árvore já adulta, embelezando o parque, fornecendo sombra e mantendo este símbolo, importante para nossa cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz.
Parabéns!
Hoje, domingo (24 de novembro), é dia de abraçar pelo aniversário os amigos Ewerton Rufino, e Márcia Maiote. Manhã, segunda-feira (25), Samuel Freitas, Caroline Grabin, e Tadola Bittar. Já na terça-feira (26), Enzo Pinheiro, Regina Ferracioli, Mila Mussalem, Pri Sguassabia, Cairo Archete, e Marcelo Rocha. Saúde, paz e um grande abraço para todos. Felicidade!
SOBRE ANDERSON PINHEIRO:
Anderson Pinheiro é um experiente colunista social, com mais de 27 anos de carreira. Também comanda o seu “Programa Estilo AP – por Anderson Pinheiro” há 17 anos (pela TV Franca – Canais 23 e 523HD/NET), que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h30 (inédito). Recentemente, lançou seu canal no Youtube “AndersonPinheiroOficial” (https://www.youtube.com/channel/UCRAXRXcuYEjN2S4gNobN_ZA).
Anderson também é o realizador da famosa “Feijoada do Pinheiro” – evento muito prestigiado pelos francanos e pessoas de várias cidades da região há 16 anos. Vale destacar que sua feijoada faz parte do calendário oficial do município de Franca.
CONTATO:
WhatsApp: (16) 99966-1573
E-mail: anderson@estiloap.com.br
REDES SOCIAIS:
Instagram: @apcolunista