De Franca, os colunistas sociais Anderson Pinheiro, Patrícia Pizzo e Well Miguel – reconhecidos pela Febracos e Apacos – em evento na Câmara Municipal de Franca. – (Foto: Divulgação)
Nesta terça-feira, 8 de Dezembro, comemora-se o Dia do Colunista Social. Diferente do início da profissão, que os colunistas destacavam em suas colunas apenas os vestidos elegantes das socialites, grandes festas e acontecimentos, hoje uma coluna social tem espaço aberto para os mais diversos assuntos (arte, cultura, esporte, eventos sociais, economia, benemerência, gastronomia, política, entre outros).
No final da década de 90, a então deputada estadual Edir Salles apresentou um projeto, na Assembleia Legislativa de São Paulo, para que se instituísse o Dia do Colunismo Social, em 8 de dezembro; data que entrou para o calendário comemorativo do Estado de São Paulo.
Já em 2004, o vereador à época, Marcelo Rodrigues Alves Caleiro também apresentou o projeto na Câmara Municipal de Franca, aprovado por unanimidade. A partir daí, o ex-vereador Joaquim Pereira Ribeiro transformou o projeto em uma data festiva, tendo sido homenageados, os colunistas sociais (reconhecidos pela Febracos e Apacos) Patrícia Pizzo, Well Miguel e Anderson Pinheiro. Os três profissionais da escrita social se orgulham de seu dia, especialmente porque também é celebrada a Padroeira de Franca, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Uma comemoração em dose dupla.
A data de hoje tem como objetivo a valorização e reconhecimento do profissional da escrita social, a quem sempre está a par de tudo o que acontece na sociedade, bastidores e transpõe o olhar minucioso e diferenciado através de suas colunas nos meios jornalísticos.
“O momento é de comemoração, de brindarmos os avanços que obtivemos no passar dos anos. Bem como, o reconhecimento e o respeito da sociedade pelo trabalho que desenvolvemos em nossa cidade“, comentou o colunista Anderson Pinheiro.
PARABÉNS à todos amigos colunistas sociais pelo seu dia, em especial, aos que fazem parte da Febracos (Federação Brasileira dos Colunistas Sociais), Apacos (Associação Paulista dos Colunistas Sociais) e Abime (Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica).